Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Você faz home office e vive atrasando suas tarefas? Deixar para amanhã ou para a semana que vem o que poderia ter sido feito ou entregue antes é típico da verdadeira procrastinação. Ninguém está livre dela, nem mesmo quem é mais pontual ou organizado, garantem os especialistas. Isso porque as tarefas que somos obrigados a executar nem sempre são realizadas exatamente no momento previsto. Se fosse algo prazeroso, não levaríamos tanto tempo e nem exigiria esforço algum.
Para os profissionais que fazem home office, a disciplina para não procrastinar precisa ser ainda maior. Como muitos não têm um chefe cobrando a todo minuto e as distrações são uma verdadeira tentação, é melhor ficar de olho para não perder prazos importantes. Lá na frente, no final do mês, o resultado pode ser o adiamento daquele pagamento que você estava esperando para quitar dívidas.
Confira algumas dicas para fugir da procrastinação nossa de todos os dias:
Levante sempre na mesma hora
Organizar o seu dia como se fosse uma jornada normal de trabalho fora de casa é essencial para manter um ritmo produtivo e dentro dos prazos. Acione o despertador do celular para acordar sempre na mesma hora. Se aqueles minutinhos a mais são indispensáveis, ative uma segunda chamada diária para levantar definitivamente, com outra música mais animada. Não caia na tentação de ficar ainda mais na cama só porque o computador está logo ali na sala. Use o tempo que levaria no deslocamento até a empresa para fazer alguma atividade física na rua ou na academia, ou para ler as notícias.
Respeite sua lista de tarefas
Manter uma lista de tarefas diária e para os próximos dias é fundamental para profissionais autônomos. Se você elencou algo muito importante para começar a sua jornada de hoje, comece logo. Afinal, ela já deveria ter sido feita, então não há mais tempo a perder.
Defina prazos curtos
De nada adianta receber um prazo de 10 ou 20 dias para entregar um trabalho se você sabe que vai acabar deixando para a última hora, mesmo que aquele cliente seja o mais exigente. Defina novos prazos para você mesmo, diminuindo o período para a elaboração. Tente desmembrar as etapas e organize uma planilha diária de progressos. Entregar no prazo e com boa qualidade vai fazer toda a diferença, principalmente se você pretende continuar trabalhando para essa empresa.
Desative notificações e evite interrupções
Nem sempre é possível ficar totalmente longe da internet por longas horas, o que permitiria avançar no desenvolvimento de projetos que exigem maior concentração. Mas se você desativar as notificações desnecessárias, daqueles aplicativos que só vai utilizar raramente, já é uma ajuda e tanto para evitar a procrastinação. Organize seus horários para checagem de mensagens e e-mails, feche as páginas de redes sociais e desista de acompanhar as atualizações constantes de pessoas que você nem conhece pessoalmente. Se as interrupções da família e dos amigos são constantes e atrapalham a sua concentração, converse com eles e explique a situação de maneira clara e objetiva. Peça ajuda se achar que eles também podem ajudar a evitar a perda de foco.