Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Um bom líder é aquele que é adaptável, flexível e capacitador de seus funcionários. No entanto, nem todos nós temos a sorte de encontrar essa boa liderança sempre. Então, o que você faz se você tem um chefe difícil, grosso, arrogante, ou prepotente? Você vai ver que não é tão difícil quanto parece lidar com esse tipo de chefe.
Seja respeitoso
Chefes que são caracterizados como muito mandões tendem a combinar a sua assertividade com doses pouco saudáveis de desrespeito. Embora isso seja difícil de lidar como um empregado, isso não significa que você deve descer até o nível dele. Você deve sempre mostrar respeito, porque é a coisa certa e profissional a fazer.
Ser respeitoso não significa que você tem que se tornar um capacho do chefe. Há uma diferença entre ser assertivo e agressivo. Usar linguagem assertiva o ajudará a transmitir suas opiniões de uma maneira respeitosa. Falar de você mesmo, usando a palavra “Eu” te deixará com o controle de suas ideias, enquanto usar a palavra “Nós” criará uma atmosfera de maior proximidade com seu chefe ao invés de uma batalha de gênios fortes.
Como lidar com chefe autoritário: com lógica, não emoções
Os chefes mandões são egocêntricos, não tem empatia alguma, são autoritários, e tem um senso exagerado de auto-importância. Por isso, você deve ser lógico e não emocional quando você fala com eles. Isto é obviamente mais fácil dizer do que fazer. Exige muita auto-restrição. Lembre-se que as pessoas que são mandonas apenas ficam mais agitadas quando eles sentem emoções que negativas estão sendo despejadas sobre elas, especialmente se é na forma de críticas. Então, mesmo se você quiser gritar alguns xingamentos e fazer alguns gestos obscenos para seu chefe, não deixe suas emoções tirarem o melhor de você. Mantenha seu lado lógico com o completo controle da situação.
Seja um bom ouvinte
Todos se sentem melhor quando sentem que alguém os está escutando. Com chefes difíceis isso não é diferente. Para ser um bom ouvinte, você deve começar com o contato visual, bem como uma linguagem corporal positiva e que se volta para escutar o seu chefe. Você também vai querer repetir ou parafrasear o que seu chefe diz para que ele/ela saibam que você realmente ouviu a informação. Ser um bom ouvinte é apenas uma pequena coisa que você pode fazer para tornar seu chefe menos defensivo e menos negativo.
Não leve nada para o lado pessoal
Não deixe a arrogância de seu chefe ter um impacto negativo em sua autoimagem. Uma vez que você tenha percebido que é o seu chefe é de um jeito ou de outro, não tome o que seu chefe diz ou faz como algo pessoal. Quem sabe que tipo de vida ele ou ela tiveram? O que dizem ou fazem tem mais a ver com o tipo de pessoa que eles são. Em outras palavras, são eles, não você que estão influenciando o ambiente.