Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
1 – Encontre a sua paixão
O que pode começar como uma brincadeira ou hobby, pode levar a um negócio promissor.
Nem todo projeto será capa de revista. Entretanto, quando você encontra um projeto ou empresa onde você sente que o seu trabalho faz a diferença, provavelmente sentirá uma sensação renovada de curiosidade, energia e entusiasmo.
2 – Selecione a camada da experiência
O erro está em acreditar que, para se ter propósito, é preciso uma única experiência de grande impacto. Bem, nem todos vamos mudar o mundo – e está tudo bem.
O propósito pode ser encontrado nos momentos simples da vida. Veja alguns exemplos:
segurar a porta do elevador para alguém, não porque você deveria, mas porque você quer ajudar.
perguntar sobre o dia do seu colega de trabalho
respirar fundo o ar fresco não porque você está estressado, mas porque você ama a sensação.
A finalidade é a camada, tanto quanto o impacto. Por isso, a escolha de vivenciar as inúmeras camadas de suas experiências cotidianas é o que faz ter um propósito ao longo da sua vida.
3 – Encontre o seu combustível
Propósito sem significado não é propósito. É mero blá blá blá.
Quando se sabe o que se valoriza – em si mesmo, nos outros e no mundo – você é capaz de conectar qualquer atividade a um sentido. Assim, você pode fazer o seu trabalho com propósito.
Se você valoriza a contribuição, por exemplo, encontre um propósito procurando maneiras de contribuir para um grupo, entregar um trabalho além do que o seu líder espera ou devolva todo o conhecimento adquirido para a sua comunidade local.
Se você valoriza o riso, esteja pronto com um sorriso em seus relacionamentos de negócios. Seja sempre generoso com seu humor. Ou, se você valoriza relacionamentos, conectar e compartilhar suas ideias e conhecimentos com as pessoas darão um propósito.
Por meio dos seus valores pessoais você pode encontrar o seu combustível. Assim, poderá fazer muito mais, agregando significado em cada tarefa.
4 – Invista em sua comunidade
Iniciativas de bairro são ótimos exemplos de trabalhos que envolvem propósito. Além disso, podem impactar positivamente o seu ambiente direto, fazendo mudanças positivas a todos.
Compartilhar o seu conhecimento e experiência é um grande combustível para acordar todos os dias e ver a mudança positiva no mundo.
5 – Deixe o escritório melhor do que quando você o encontrou
Por quantas reuniões você entra durante um dia típico de trabalho? Três? Cinco?
Estar em uma sala com outras pessoas é uma daquelas coisas que acontecem todos os dias. Por ser de praxe, se torna uma tarefa como outra qualquer.
Mas e se você não saísse nunca do escritório até que fizesse algo para deixar o ambiente melhor?
Seja oferecendo sua visão ou conhecimento, elogiando alguém por um trabalho bem feito, ou simplesmente prestando atenção no que o outro tem a dizer. Se você puder encontrar um propósito na próxima reunião em que você estiver, imagine que tipo de diferença você pode fazer na próxima semana, no próximo mês ou no próximo ano.
6 – Considere deixar um legado – só que mais simples
O dicionário Aurélio define legado como uma missão especial. Se você parar para pensar, ninguém neste mundo está aqui por acaso.
Nem todos nós estamos destinados a ser uma Madre Teresa ou Martin Luther King Jr. Quando nos comparamos com essas pessoas, acabamos nos inferiorizando, deixando de fazer o que podemos.
Olhe pra si e veja o que você pode oferecer para quem está ao seu redor. Tempo, consideração, habilidade, empatia, hospitalidade e experiências são coisas que você pode oferecer e contribuir localmente – podendo até impactar uma legião de pessoas.