Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
A ética no trabalho está diretamente relacionada à honestidade, pois não há como ser ético sem ser honesto. Entretanto, como bem sabemos no dia a dia de um profissional podem surgir muitas situações onde à sua integridade e retidão; são testadas. Para não sucumbir a nenhuma delas, é essencial contra-atacar, ou seja, conhecer e cultivar hábitos positivos e que caminhem na direção oposta aos comportamentos imorais que muitas pessoas têm sem pensar nas consequências.
Para isso, vou apresentar alguns exemplos de condutas éticas no trabalho que tanto podem orientar seus comportamentos como sinalizar quando a empresa ou um colega não estão respeitando verdadeiramente bons valores
Responsabilidade
Ser responsável é ter a hombridade de assumir um compromisso verdadeiro com seus atos e consequências e buscar pautar suas ações em valores positivos. Portanto, ser ético é ter uma postura profissional condizente com as suas responsabilidades e com a confiança que a empresa depositou em você. Isso inclui cuidar bem do patrimônio da organização e manter sempre total sigilo sobre as informações referentes à empresa e aos seus funcionários.
Integridade
Tudo que fazemos na empresa ou na vida tem uma consequência. Por isso, independente do seu sentimento em relação à organização ou a algum dos seus membros, você deve sempre ser honesto e correto em suas ações. Integridade significa lisura e retidão, portanto, especialmente por sua reputação, faça sempre aquilo que é certo e ético e coloque sempre estes valores em primeiro lugar.
Retidão
Numa sociedade com valores, às vezes, um tanto quanto controversos, para obter vantagens, muitos podem considerar a honestidade algo até mesmo dispensável. Contudo, uma pessoa guiada pela retidão de caráter, independente do seu momento, se bem ou não financeiramente, por exemplo, jamais usará seu cargo na empresa para obter algum tipo de benefício pessoal.
Do mesmo modo, um profissional honesto e ético evitará repercutir fofocas, criar histórias mal intencionadas, falar mal de colegas e chefes ou criar qualquer situação ruim que prejudique as pessoas ao seu redor e a si mesmo.
Meritocracia
Uma empresa ética é aquela que reconhece seus profissionais por seu mérito e não por afinidades ou favoritismos do líder. Todos aqueles que demonstram comprometimento, resultados e vontade de crescer devem ter a oportunidade de concorrer em pé de igualdade com seus colegas por uma promoção, aumento de salário ou novo cargo, por exemplo.
Assim, a meritocracia é um exemplo de conduta honrosa e positiva que as organizações pautadas pela moralidade e equanimidade podem ter para promover e reconhecer seus funcionários e demonstrar seus valores.
Capacidade de Reconhecer os Erros
Errar não é o fim, mas não aprender com seus erros pode ser o começo para isso. Portanto, é essencial saber reconhecer quando falhou e, especialmente, como aquele tropeço pode trazer algum aprendizado tanto individual como coletivo. Quando a organização ou seu colaborador têm dificuldades em fazer isso, geralmente acabam terceirizando a responsabilidade e culpabilizando quem muitas vezes não tem nada a ver com isso. Esta atitude é antiética.
Logo, é importante saber que tanto uma empresa como um profissional, pautados pela excelência, também podem errar. Contudo, o seu grande diferencial está em ter a humildade de reconhecer publicamente sua falha e de orientar seus esforços para contornar o problema e evitá-lo novamente no futuro.
Respeito ao Trabalho dos Outros
Uma empresa é um sistema formado por todos os seus membros. Estes por sua vez, ainda que não se conheçam, devem trabalhar de forma interligada para que as metas e objetivos sejam plenamente alcançados com sucesso. Portanto, não dá apenas para cuidar do seu e deixar que seus colegas se virem com suas demandas e problemas.
Esta postura individualista além de antiprodutiva também é antiética, pois demonstra falta de respeito para com o trabalho das outras pessoas. Portanto, não vá por esta direção e sempre busque estar 100% comprometido com seus colegas de trabalho, com seus líderes e clientes. Faça o seu melhor e colabore positivamente para a construção conjunta de resultados extraordinários.