Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Estamos em clima de Natal. O comércio logo em horário especial e esta é uma grande oportunidade para alavancar as vendas. Período natalino e a primeira parcela do 13º salário dos consumidores faz com que o consumo venha com mais força e, assim, os lojistas possam aumentar suas vendas e comemorar os resultados.
Primar pela qualidade é um diferencial para que os consumidores se tornem verdadeiros clientes neste período do ano. Para isso, o ideal é estar cercado de pessoas competentes, bons fornecedores e colaboradores.
Segue agora algumas dicas para alavancar suas vendas neste final de 2021:
- Quando você fizer sua primeira venda acompanhe o cliente. Não basta apenas vender, entregar o produto e esquecer que seu cliente existe. Você pode enviar um e-mail de agradecimento por ele ter comprado com você e incluir nele um discreto anúncio de outros produtos que você esteja vendendo. Você pode fazer isso de vez em quando, pelo menos uma vez por mês.
- Ter um bom apelo visual, bons materiais promocionais e principalmente os bons produtos que são oferecidos aos consumidores;
- Incentive o espírito natalino nos colaboradores. É extremamente importante que os profissionais de vendas estejam preocupados em entender a emoção que os clientes trazem nesse período na intenção de compra;
- Tenha sempre o cliente em primeiro lugar;
- Treine sua equipe de vendedores para que eles estejam munidos de todas as informações sobre os produtos da empresa. Independente da correria diária, o empreendedor deve dedicar alguns minutos para acompanhar os funcionários contratados recentemente. Nessa época do ano, não é incomum que o cliente tenha que correr atrás de um vendedor para ser atendido.
- Durante as compras no final do ano, ter que lidar com clientes difíceis ou impacientes pode fazer parte da rotina. Por isso, é recomendável se atentar quando há um problema nas máquinas de cartão de crédito ou até mesmo na operação do caixa. Agilidade e paciência são cruciais;
- A pior coisa é não responder para o cliente. Por isso, o empresário tem que ficar atento às reclamações e tendo qualquer problema com a entrega do produto ou serviço.
- Cuide do seu cliente e lembre-se que ele é o maior patrimônio da empresa. Sem ele, nada acontece.