Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Não há nada melhor do que alguns bons dias de férias para se recuperar de uma rotina de trabalho estressante. O problema é que, muitas vezes, não sabemos como curtir as férias e nos desligar das obrigações.
Para que o relaxamento seja total e você possa voltar das férias com uma renovação completa, é importante deixar o trabalho de lado. Que tal algumas dicas de como fazer isso?
Adiante o trabalho
A melhor forma de poder se desligado do trabalho e curtir as férias é adiantar ao máximo todas as obrigações. Nas semanas que antecedem às férias, busque entregar todas as demandas, resolver problemas pendentes e, até mesmo, deixar soluções preparadas para o caso de imprevistos.
Deixe alguém encarregado de suas obrigações
Além de se programar para entregar as demandas previamente, é importante delegar as obrigações para alguém de confiança. Converse com a pessoa que ficará em seu lugar e coloque-a a par de tudo que está acontecendo, o que ela deverá fazer nesse tempo e como ela pode resolver imprevistos e crises relacionadas à função. Caso não seja possível conversar diretamente com o profissional, repasse as informações para o superior que ficará encarregado por ele.
Desligue o celular
Não tem jeito, com a internet o trabalho nos segue aonde formos. Por isso, tente desligar o celular e aproveitar as suas férias. É claro que é importante checar o aparelho de vez em quando para garantir que não haja nenhuma emergência, mas busque fazer isso o mínimo possível.
Confie nos profissionais que ficaram responsáveis pela sua demanda. Se todas as orientações forem passadas, eles estarão prontos para resolver os problemas que possam surgir.
Não conte os dias
Algumas pessoas mal entraram de férias e já imaginam como o período vai passar rápido. Para combater essa ansiedade, preencha os dias com atividades que exijam total concentração e dedicação. Quando estamos ocupados não ficamos presos ao tempo. Evite riscar os dias do calendário ou anotar na agenda o dia em que as férias chegarão ao fim. Aproveite com calma, focando um dia de cada vez.
Desvincule-se do relógio
Durante o ano todo, seguimos uma rotina com hora para entrar no serviço, hora para almoçar, hora para reunião e hora para sair. O corpo se acostuma a esse cronograma e, ao entrar de férias, é comum continuar acordando no mesmo horário de sempre e sentir fome no mesmo período em que se costumava comer. O importante é adaptar tudo às férias. Se você continua acordando cedo, por exemplo, utilize esse tempo para fazer algo produtivo.