Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Arquivo Pessoal/ A Cidade)
Bom dia caro leitor! Primeira terça-feira do ano e hoje estamos aqui para darmos algumas dicas de como você pode fazer do seu 2022 um ano mais próspero e com mais equilíbrio financeiro. A primeira notícia que temos para te dar é: a responsabilidade é 100% SUA. Não é do cosmos, nem do Universo, nem do seu signo e nem mesmo do seu Deus, qualquer que seja sua religião. Isso mesmo, ainda que você seja um religioso, deve se lembrar que Deus não faz a parte que cabe a você – já dizia o ditado que “Deus ajuda quem cedo madruga”. Portanto, saiba que você vai precisar tirar sua bunda do sofá e sair da sua zona de conforto, se quiser realmente ter uma vida mais interessante e com mais realizações.
O primeiro passo é seguir o ditado “Errar uma vez é humano, duas...” você já sabe. Como foi seu ano de 2021? O que você conseguiu realizar? O que não conseguiu, porque não deu certo? Estamos cheios de frases prontas hoje, mas é bem verdade que não dá pra esperar resultados diferentes se você continua fazendo as coisas da mesma forma. Por isso, é extremamente importante olhar para trás e entender porque algumas coisas deram errado ou não se tornaram reais e pensar, estrategicamente, o que você precisa fazer de diferente neste ano que se inicia.
Agora, você precisar colocar tudo no papel: como você quer terminar o ano de 2022? Quais sonhos quer ter realizado? Em qual degrau da vida você quer estar? Lembre-se de pensar em coisas desafiadoras e, ao mesmo tempo, possíveis. Dificilmente você vai enriquecer E ficar sarado no mesmo ano, a não ser que já venha construindo isso há um tempo. Para as metas mais caras e mais ousadas, lembre-se de quebrá-las em objetivos menores, para ir conquistando pouco a pouco. Sem pressa, sem pausa.
Outro ponto importante sobre metas é: pare de prestar atenção ao resultado e foque no processo. Se uma das suas metas é fazer mais dinheiro, foque no dia a dia: o que você precisa fazer, na sua rotina, para ganhar mais dinheiro? Quais habilidades você precisa desenvolver para que seu trabalho tenha mais valor? O que você precisa fazer, dia após dia, pra tornar isso possível? Acredite, manter o foco no processo é o que vai te levar cada vez mais perto das suas realizações. A maioria das pessoas apenas deseja fazer mais dinheiro, mas não tira a bunda do sofá e nem muda de atitude para conseguir isso: fica esperando o universo e o cosmos fazerem um milagre (que nunca acontece, claro!).
Se uma das suas metas é emagrecer ou ser mais saudável, o raciocínio é o mesmo: processo. Quantos treinos você fará por semana? O que incluirá de atividade física na rotina? Como vai lidar com a alimentação: quais alimentos vai evitar e quais precisa aumentar a ingestão?
No final das contas, todo mundo sabe o que precisa ser feito para se atingir essas metas: trabalho duro, dedicação diária, constância e paciência. Só que fazer tudo isso demanda esforço, o que vai contra nossa natureza e é por isso que poucas pessoas conseguem. Não faça coisas mirabolantes: foque no básico. Você sabe qual é o “arroz com feijão” que precisa ser feito para atingir resultados melhores. Foque nisso e tenha constância.
Ser feliz e ter uma vida financeira em equilíbrio, recheada de realizações de sonhos, é uma escolha diária. É como sempre dizemos por aqui – educação financeira é saber fazer boas escolhas. Nossa última dica – e desejo para 2022 – é que você consiga se desapegar das opiniões alheias e parar de gastar dinheiro apenas por status, com coisas que nem fazem tanto sentido para você. Quer viajar mais? Então viva uma vida mais simples – sem roupas de marcas, sem precisar do carro do ano – e faça suas viagens. Toda escolha é uma renúncia e você só vai conseguir se sentir mais feliz quando parar de agradar aos outros para olhar para si mesmo. Que em 2022 você consiga se livrar dessas amarras e ser mais dono do que servo do seu dinheiro. O “ano novo, vida nova” só acontece se você assim escolher isso, diariamente. Feliz 2022.