Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Este é o momento de atualizar e melhorar a apresentação do currículo pois estamos é começo de ano e muita gente está procurando emprego ou um novo trabalho, por este motivo, hoje apresento um modelo e dicas para montar um currículo:
1 – Dados pessoais
São obrigatórios nome completo, e-mail e telefone. Idade e estado civil podem estar nas informações complementares. Número de documento e pretensão salarial, neste campo, nem pensar.
2 – Posição que
deseja ocupar
A informação deve ser apresentada de forma objetiva. Por exemplo: “vendedor” ou “analista financeiro”.
3 – Resumo das
qualificações
Esse resumo deve estar em tópicos, com os conhecimentos e as principais realizações, sempre relacionados ao posicionamento desejado pelo profissional. Deve-se evitar mencionar competências comportamentais, como ser ‘comunicativo’ ou ser ‘entusiasta’, entre outras, porque isso parece um autoelogio e não demonstra como você poderá contribuir com os resultados da empresa em que passará a atuar.
4 – Histórico profissional
Este tópico deve estar em ordem cronológica decrescente, desta forma: nome da empresa, período em que atuou (utilizando a estrutura 00/00 de mês e ano), cargo e escopo (a quem se reporta ou reportava, número de pessoas na equipe e principais responsabilidades).
5 – Realizações
É importante, na sequência, destacar em tópicos duas ou três realizações que devem estar claramente descritas. O que você desenvolveu, como desenvolveu e quais os resultados que a realização trouxe para a organização sob vários aspectos.
6 – Formação acadêmica e idiomas
Neste quesito, é importante caracterizar de fato em qual nível de desenvolvimento de um determinado idioma você está porque, se for entrevistado, possivelmente terá de comprovar a informação.
7 – Informações
complementares
Neste campo você deve destacar o que é interessante e pertinente à vida profissional, mas que não se enquadrou nos campos anteriores: cursos relevantes (os que foram realizados há um período superior a 8 anos devem ser descartados), participação em comitês, entidades ou fóruns da sua área de atuação, atividades voluntárias, atividades paralelas à vida corporativa como professor, conselheiro ou consultor. Atenção: evite descrever hobbies, pretensão salarial e referências. Estas informações serão solicitadas oportunamente pelo entrevistador.