Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Nesta economia difícil, está mais complicado lidar com o estresse no ambiente de trabalho. Enquanto algumas questões são uma parte normal do local de trabalho, estresse excessivo pode interferir na sua produtividade e reduzir a sua saúde física e emocional. Trago algumas dicas de como administrar melhor esta situação:
Organização de Tarefas
É comum que algumas vezes as pessoas acabem ficando sobrecarregadas com tarefas da empresa, porém, quando isso acontece com frequência é sinal de que algo vai mal. É necessário que você tenha um cronograma que te permita cumprir tudo o que precisa em um prazo bom tanto para você quanto para a empresa.
Cuide da saúde
Profissionais que adotam um estilo de vida saudável se recompõem de situações estressantes mais rápido. A recomendação é dormir bem, alimentar-se adequadamente, praticar atividade física. Outra dica é o exercício de relaxamento, a respiração abdominal profunda, por exemplo, pode trazer conforto físico e tranquilidade emocional.
Evite distrações
Procrastinação é um problema que te prejudica tanto no lado profissional quanto no pessoal. Tenha em mente de que você tem um tempo estipulado para cada tarefa, e que parar no meio para ver uma notícia, conferir o preço daquele celular que queria comprar ou responder aquela mensagem engraçadinha de um amigo irá quebrar a sua linha de raciocínio, fazendo assim com que você leve mais tempo para realizar algo que é, de fato, mais importante.
Tenha tempo para seus assuntos pessoais
Se dedicar ao trabalho é importante sim, mas você não pode deixar sua vida pessoal de lado. Ao chegar em casa e aos fins de semana, passe um tempo de qualidade com seus amigos e familiares e busque fazer coisas que você gosta. Outro ponto que pode te ajudar a aliviar as tensões do dia a dia é ter um hobby. Por exemplo, se você gosta de cozinhar, que tal entrar em um curso onde você irá aprimorar esse talento e se divertir ao mesmo tempo?