Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Você sabia que o ataque de Mike Tyson na luta dos pesos-pesados de 1997, onde ele arrancou um pedaço da orelha de Evander Holyfield, lhe custou 3 milhões de dólares e uma suspensão de 3 anos da sua modalidade esportiva? Situação extrema de falta de controle, em que as emoções transbordaram. Quantas vezes agimos pela emoção e as consequências foram estrondosas? “Quando as emoções dominam as ações, nós cometemos erros”, diz o nosso querido treinador John Wooden no capítulo do autocontrole, nosso bloco de hoje.
Gerenciar nossos sentimentos é uma tarefa difícil para a maioria de nós, seja individualmente ou em nossos grupos. É preciso escolher se olhar, se conhecer, se cuidar.
Perdemos tempo e energia quando nos levamos por sentimentos exagerados. Pense quanto tempo da sua vida você perdeu em discussões sem sentido? Se arrependendo ou se justificando por atos impulsivos? Você gosta de perder tempo? Acho que não! Tempo é vida!
No caminho do sucesso é importante manter o controle de si, ser o operador da sua vida. Quando damos passos pela emoção, perdemos algumas de nossas habilidades e não desempenhamos nossa total capacidade de realização.
“Chegar ao topo e permanecer lá são tarefas distintas. Os desafios são diferentes. E para qualquer uma das metas, o autocontrole é condição. Essa característica dentro da pirâmide o sucesso trata da importância de controlar a si mesmo. Isso significa evitar tentações, evitar ser tomado de emoções, evitar altos e baixos no seu esforço.”, afirma Wooden em seu livro sobre liderança.
Para manter o controle de si, é importante que você esteja no seu lugar de potência, esteja ciente do que “tira você” do seu caminho e do que “coloca você” no seu caminho. Para isso o primeiro passo é sempre o autoconhecimento, que tanto trabalhamos aqui. Será que você se conhece? Já conhece seus “botões” de controle? Você consegue distinguir o que as emoções estão querendo lhe dizer?
E como nosso foco é progredir diariamente, vamos juntos?
Faça uma lista de momentos de sua vida onde você pagou um preço alto por agir pelas emoções. Reflita sobre eles e tire um aprendizado de cada um.
Agora faça outra lista com atitudes que possam lhe ajudar manter o autocontrole. Tente usá-las e vá anotando quais dão mais resultados.
Anotar e refletir traz clareza e ajuda a indentificar padrões que se repetem.
Você é humano e analisar o que cada emoção quer lhe dizer é sempre muto aprendizado e evolução. Acredite: a sua prática e sua vida é o seu maior laboratório.
Lembre-se que é um passo de cada vez, caindo e levantando, pois assim como nossa pirâmide, estamos em construção, “bloco a bloco”. E essa, é só a sexta semana!
Seguimos juntos, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +