Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Estamos em construção - Capítulo IV
Um grande diretor de uma empresa tem uma fabulosa ideia que pode gerar milhões. Ele consegue colocá-la em prática sozinho? Fazer todas as etapas? Um grande jogador de futebol tem desempenho fabuloso em campo. Vitória certa do jogo atuando sozinho? Campeonato garantido? Certamente nos dois casos o potencial individual só tem sentido se usado em benefício do grupo, é o trabalho em conjunto que gera o valor. Esse é o sentido da Cooperação, o nosso bloco de hoje na “pirâmide do sucesso”.
Me recordo de uma história que sempre contava aos meus alunos, aquela das “colheres de cabos compridos”. Um mestre viajava com seu discípulo conhecendo diferentes reinos. Chegaram em um local onde as pessoas gritavam de fome, estavam pálidas e tristes. Naquele local havia várias panelas gigantes com colheres de cabos compridos. As pessoas tentavam se alimentar, mas não conseguiam trazer o alimento até a boca, e isso as desestabilizava. Ao ver a situação, o discípulo se assustou e perguntou ao mestre: “ Que estranho, no reino anterior existiam as mesmas panelas, com as mesmas colheres e lá todos estavam sadios e alegres”. O mestre responde: “ Você observou que lá um alimentava o outro?”.
Será que estamos nos alimentando uns aos outros em todos os momentos de nossa vida? Pequenos atos de colaboração podem gerar grandes efeitos. Cooperar é ajudar e confiar no outro, é onde “todos ganham”, é tirar os olhos “do nosso umbigo” e conseguir enxergar os times que temos em nosso caminho. E para conseguirmos a vitória é necessária uma boa atuação de todos os membros do grupo. Se um time está em sintonia, onde todos conseguem usar o olhar sem julgamento, o olhar cooperativo, com certeza cada integrante se sentirá uma estrela e o grupo irá brilhar. Cada um no seu lugar de potência!
Para que as pessoas colaborem conosco é necessário antes haver cooperação. O que plantarmos hoje iremos colher. Coopere sempre, sem esperar nada em troca, faça mais do que as pessoas esperam de ti, e no trabalho faça mais do que lhe pagam para fazer e em benefício de todos. Como o nosso grande treinador John Wooden cita em seu livro A Pirâmide do Sucesso:“ Cooperação em todos os níveis com seus colegas de trabalho. Se você quer ser ouvido, ouça. Esforce-se para achar a melhor forma, e não para fazer da sua própria.”
Quem consegue cooperar desenvolve o verdadeiro sentido da afetividade, gera confiança e empatia. Gera progresso.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Analise o seu cotidiano. Quais grupos cooperativos você participa? Existe algum deles que você possa melhorar sua atuação com alguma atitude?
Vamos cooperar com o grupo, porque a vida segue a mesma regra do basquete “são necessárias 10 mãos para fazer uma cesta”.
Cooperar é o lema da nossa semana, pois assim como a nossa pirâmide, estamos em construção, bloco a bloco. E essa, é só a quarta semana!
Seguimos juntos, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +