Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Arquivo Pessoal/ A Cidade)
Olá, querido leitor! Mês novo, energias renovadas! Que nesse mês de abril você tenha a coragem de sair da inércia e começar a realizar seus sonhos! Se você pensa que “tempo é dinheiro”, tenho uma notícia para você: esse pensamento está errado! Tempo é vida e desperdiçá-lo é uma forma irrecuperável de viver. Com certeza, na vida que você imagina e deseja, você tem segurança e liberdade financeira. Mas, deixa eu te falar uma coisa: isso não vai se construir sozinho! Você precisa entrar em movimento.
O primeiro ponto é: ganhar dinheiro é muito diferente de construir riqueza, porque riqueza é sobre o que não se vê! Você pode passar a vida toda ganhando muito dinheiro e, mesmo assim, não conseguir segurança ou liberdade. A riqueza não está na casa que você mora ou no carro que você tem, e muito menos nas marcas que você usa ou no seu smartphone. Isso tudo é apenas um padrão de vida que, inclusive, pode estar te condenando a trabalhar para o resto da vida, até o dia da sua morte.
Segurança e liberdade é sobre ter escolhas: é sobre poder dizer mais “nãos” para aqueles compromissos profissionais que não fazem tanto sentido; é sobre poder não ir trabalhar em um dia que está cansado; é sobre poder acompanhar os filhos nas consultas médicas e nos eventos da escola. É sobre poder faltar do trabalho sem se preocupar com o desconto no final do mês. É sobre poder levar seu pet no veterinário sem se preocupar com a conta. É sobre viver uma vida com mais experiências e construir mais boas lembranças para o futuro.
Acredite: seus filhos não querem o videogame e o computador de última geração, tampouco a escola mais cara: eles querem presença. De nada adianta você se matar de trabalhar para pagar o melhor, se isso significa sair de casa quando eles estão dormindo e voltar apenas quando já foram se deitar. Liberdade é poder estar presente.
Para construir essa segurança e liberdade: você pode começar hoje. Gaste menos do que você ganha e invista bem essa diferença: eis o segredo do sucesso financeiro. Para isso, você precisa parar de negligenciar o seu orçamento mensal e assumir o controle das suas despesas. Precisa construir uma reserva de emergência que, mais do que qualquer coisa, vai te garantir tranquilidade em momentos de problemas.
Você também precisa aprender a investir: investir de verdade, para criar renda passiva, e não essa brincadeirinha de comprar e vender ativos que vemos por aí. Se você não encontrar formas de ganhar dinheiro sem depender do seu trabalho, vai morrer trabalhando. E ninguém precisa ser um especialista para conseguir investir bem e garantir sua própria segurança: um pouco de conhecimento técnico e bastante inteligência emocional já te garantem isso.
Ainda dá tempo de fazer de 2022 o seu ano de virada: o ano em que você deixou de ser um barquinho sendo levado pela maré e passou a ser dono das suas próprias decisões! Pare de postergar as decisões difíceis: você sabe que são elas que podem mudar seu jogo. Tenha uma excelente semana!