Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
A apresentação é um passo crucial em novos projetos corporativos. Por mais brilhante que seja uma proposta, sem uma boa exposição, o plano raramente será levado adiante. Uma boa apresentação consegue convencer a plateia a acreditar no potencial da ideia e apontar os caminhos para levá-la adiante.
Como o público da apresentação é um dos pontos decisivos para que seu projeto seja aprovado e desenvolvido, o primeiro passo para montar uma apresentação é refletir sobre para quem se vai falar. Um cliente? A chefia? Um patrocinador? Quem é preciso convencer? Com a audiência em mente, a próxima etapa é adequar o projeto.
Cada apresentação deve ser ajustada de acordo com o objetivo da reunião e o perfil de quem vai assisti-la. A dica é se concentrar nos benefícios que o plano pode trazer para o público e envolver a audiência na ideia.
Para montar uma apresentação de impacto, e fazer com que uma proposta evolua no mundo corporativo, é essencial um bom planejamento. Em função disso, explicamos abaixo como fazer uma apresentação de projetos corporativos. Confira nossas sugestões!
Conheça bem o escopo
do projeto corporativo
Para vender bem uma ideia de forma efetiva, é primordial dominar bem o escopo do projeto. O que vai ser feito? De que forma? Por que? Entenda todos os aspectos relacionados ao plano para não ser surpreendido.
É preciso ter na ponta da língua os fatos essenciais envolvidos na proposta e a metodologia que será desenvolvida. É importante destacar os motivos pelos quais o projeto foi criado e quais objetivos deverão ser alcançados. Foque não só nos resultados possíveis, mas também nas etapas. Explique o que será feito para chegar nas metas propostas.
Tenha um objetivo
para a apresentação
Não adianta conhecer cada detalhe do projeto, mas se perder na apresentação. Por isso, defina qual o seu objetivo com aquela reunião. Propor um novo produto? Apresentar uma solução para um problema da empresa? Mostrar o novo plano de comunicação para o cliente? Qual é o intuito da apresentação?
Ao analisar o que se pretende com aquilo, é possível adequar a linguagem da proposta e aumentar as chances de sucesso. Evite dispersões e divagações e não fuja do objetivo. Seja didático e direto, explicando de forma clara e compreensível o projeto e os benefícios que ele trará para o público.
Organize um modelo
antes de se apresentar
Existem várias maneiras de apresentar um projeto, dependendo do objetivo, do público e do tempo disponível. Porém, independentemente da forma escolhida, é preciso ter um modelo para servir de guia durante a apresentação.
Defina quais recursos serão utilizados durante a exposição. Slides, imagens, vídeos, áudios, infográficos ou maquetes? Escolha o melhor jeito de expor a ideia e comece a montar a apresentação.
É essencial que o projeto tenha uma estrutura básica, que muitas vezes inclui:
título;
resumo;
contexto;
público;
justificativa;
objetivos:
metodologia;
plano de ação;
análise de riscos ou de viabilidade;
estudo de mercado;
cronograma;
e orçamento.
De acordo com a área da proposta, pode ser necessário adicionar ou diminuir o número de itens da apresentação. Seja qual for o formato escolhido, a exposição deve conter os dados fundamentais para que uma decisão seja tomada. Se for necessário, inclua pesquisas que embasem o projeto.