Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Estamos em construção - Cap XX
Nos deparamos todos os dias com uma avalanche de pessoas vendendo sucesso em fórmulas mágicas pelas redes. Fácil assim? Claro que não!
Passamos 20 semanas refletindo com a construção da “Pirâmide do Sucesso” do coach John Wooden, com blocos firmes: entusiasmo, cooperação, lealdade, amizade, diligência, presteza, iniciativa, atenção, autocontrole, condicionamento, habilidade, espírito de equipe, equilíbrio, confiança e grandeza competitiva.
Além dos blocos, assentados com a certeza de que estamos no caminho certo, tivemos os apoios laterais: ambição e sinceridade, honestidade e adaptabilidade, segurança e sabedoria, integridade e luta, paciência e fé. Ufa! Foram passos longos e de evolução.
Então, podemos afirmar que agora somos pessoas de sucesso?
Depende… Hoje, qual a sua definição de sucesso?
O valor que damos a tudo que construímos até aqui, com a vontade de realizarmos a cada dia é que edificam cada passo do nosso sucesso. Chamo isso dos 3 V’s:
- Valor;
- Vontade;
- Vitória.
Para isso, é preciso escolhermos fazer o melhor em cada momento. Não é fazer o possível, é fazer o melhor possível! Como sempre repete o filósofo Mário Sérgio Cortella em suas palestras: “Não é o melhor do mundo. É o teu melhor na condição que você tem enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda’’.
Não aceite qualquer coisa, queria sempre o melhor, faça sempre o melhor.
Claro que teremos diversas quedas, fracassos, caos…
Eu, no final do dia, tenho sempre uma lista grande de “pontos de atenção”. Antes, ficava me questionando: por que você não aprende? Por que faz tantas coisas erradas? Fez isso de novo? Hoje eu penso: o que aprendi com isso? O que tem de certo sobre isso que fiz? E sigo, com mais um aprendizado. Como diz um ditado que repetimos no mundo corporativo: erre, mas erre rápido! É assim que aprendemos.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Retomaremos a definição de sucesso do Wooden que nos norteou durante essas 20 semanas:
“Sucesso é a paz de espírito resultante da satisfação de saber que você fez o possível para atingir o seu melhor”.
Quem não gosta de se sentir em paz?
Pense em momentos que você se sentiu em paz. Com quem você estava? Onde você estava? Que sentimentos teve? Pensou? Com certeza, esses são os seus momentos de sucesso.
Logo, entenda que é a excelência no realizar pequenas coisas, com presença e o foco, que nos levam além. É a comemoração de cada passo!
Chegamos ao topo e agora é seguirmos na nossa construção diária, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +