Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
O primeiro passo para conseguir um emprego é pesquisar vagas e entender se o seu currículo está adequado ao tipo de oportunidade que você está buscando. Você também vai precisar reservar algumas horas do dia para se dedicar a essa busca. Preparamos aqui um passo a passo. Vamos lá?
Inclua a busca de emprego na rua rotina
Procurar emprego deve ser encarado como um trabalho. Você precisa determinar quanto tempo do seu dia será dedicado a isso até conseguir um emprego. Uma hora? Duas horas? Três horas por dia? Organize-se e crie uma rotina. Se você costuma ser mais produtivo durante a manhã, crie o hábito de passar o período “trabalhando” na sua busca por uma oportunidade.
Confira as oportunidades abertas
Visite sites para saber quais oportunidades estão abertas e quais empresas procuram um profissional como você. Se houver muitas alternativas, selecione as que mais combinam com seu perfil. Se houver poucas vagas na sua área especificamente, tente ser mais abrangente. Você pode estar interessado em trabalhar no segmento automotivo, mas, se houver uma empresa da indústria farmacêutica buscando alguém com seu perfil, talvez seja o momento de ampliar o horizonte e tentar algo diferente do que você pensava inicialmente.
Avalie os requisitos
Ainda que você queira conseguir um emprego a todo custo – e realmente precise disso – é muito importante observar se você cumpre os requisitos das vagas a que quer se candidatar. Isso porque, se não cumprir, dificilmente você passará pela primeira etapa do processo seletivo, que é a triagem de currículos. Se insistir, é possível que você perca seu tempo e sua energia em candidaturas que não darão o retorno que você espera. É mais recomendável focar-se no que pode dar certo.
Saiba quais áreas estão contratando
Em momentos de crise, muitas áreas demitem, mas sempre há aquelas que vão na contramão do mercado e conseguem crescer. Descubra quais são essas áreas ou essas empresas, fique atento ao perfil profissional que elas estão buscando, vasculhe suas vagas até encontrar alguma que seja interessante para você.
Não minta de forma alguma
Valorize todas as atividades que você já fez que podem ser do interesse da empresa. Seja em determinado projeto, na relação com consumidores finais ou de perfil mais técnico. No entanto, não exagere e JAMAIS minta durante o processo seletivo. Os recrutadores são muito bem treinados para perceber em que ponto uma história está mal contada ou não faz sentido. Se ele pegar uma mentira ou um “aumento da realidade”, você perderá qualquer chance de seguir no processo seletivo. Não vale a pena arriscar, ok?
Busque sua rede de contatos
Procure pessoas que trabalham nas suas empresas dos sonhos. Faça contato com elas, busque informações, faça networking. E a dica de fazer networking vale também para amigos, colegas e até familiares. Converse com as pessoas sobre a sua situação, fale para elas que está em busca de emprego, conte o que anda fazendo.
10. Seja natural
Pense positivamente sobre suas melhores características, suas realizações, esteja certo e convicto de que tem o que oferecer no novo emprego. A convicção sincera tanto de seu potencial quanto dos seus limites ajuda a passar credibilidade na hora de abordar um bom contato.
Faça cursos online para dar um upgrade no currículo
Se você estiver fora do mercado de trabalho, uma boa estratégia é dividir o tempo entre busca por um emprego e busca por conhecimento. Muitos cursos gratuitos online estão à disposição. Entre as vagas que interessam a você, avalie quais requisitos você não cumpre ou poderia cumprir melhor.
Persista
Este pode não ser o momento mais fácil para conseguir um emprego, mas não será impossível se você mantiver a disciplina e não desistir. Com empenho, a sua hora também vai chegar.