Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Se você já tem prática com planejamento, fico muito feliz por já estar à frente. Agora, se você não costuma planejar e gostaria de alguns passos simples para começar, acompanhe o passo a passo e coloque em prática o mais rápido possível, porque o depois nunca chega. Pegue caneta e papel e comece.
Perguntas a serem respondidas:
Qual é o meu negócio?
Como ele se posiciona hoje no mercado?
Quais são os seus pontos fortes e fracos?
Quais oportunidades e ameaças o cenário apresenta?
Como deveria ser?
Quais tendências e mudanças devem ocorrer que influenciará o meu negócio?
Como deve ser o meu negócio daqui a 2, 3 ou 5 anos?
Defina a sua visão (ponto de partida, estado atual), realize uma análise do ambiente externa e interna (utilize a ferramenta SWOT). Considerando a análise do mercado e dos seus concorrentes com seus pontos fortes e fracos, as oportunidades e fraquezas, estabeleça a sua missão, respeitando seu propósito; formate seus objetivos e metas (devem ter datas e prazos), realize o plano de ação e estabeleça um prazo para verificação. Agora é hora de colocar em prática.
O processo funciona melhor seguindo estes passos:
1º Planejar
2º Organizar
3º Gestão do processo – Dirigir
4º Controlar – medir e realizar as verificações e mudanças necessárias
Detalhes do planejamento:
Se a sua empresa ou negócio possui muitos departamentos, detalhe o planejamento em financeiro, produção, recursos humanos, estruturas e mercadológico. Não se esqueça de estar sempre alinhado com a sua realidade, ajuste para atender as necessidades de seu negócio.
Elabore um plano de ação:
A ferramenta que gosto de usar e que traz muitos resultados além de ser simples é o 5W2H (What / o quê?, Why / por quê?, Who / Quem?, Where / Onde?, When? Quando?, How / Como?, How much / Quanto custa?).
Na ferramenta você detalha individualmente cada meta ou objetivo, gerando atividades a serem realizadas e organizando como será feito.
O quê? Estabeleça a meta a ser executada e identifique as tarefas (atividades), definindo a atividade agora é seguir cada tópico. Caso para alcançar a meta deva realizar dez atividades, deve seguir o roteiro para cada atividade.
Por quê? Importante saber o motivo pelo qual deseja fazer a tarefa, este motivo irá levar você rumo a seu objetivo.
Quem? Defina quem será responsável pela atividade. Se pode ser delegado, então delegue; identifique qual a pessoa mais adequada para uma solução mais efetiva desta tarefa.
Onde? Qual o local a ser realizado.
Quando? Nesse caso defina a data e horário ou o prazo.
Como? Como deverá ser feito e quais as atividades ou processos para ser concretizado (o planejamento).
Quanto? Pode custar tempo, dinheiro, recursos.
Seguindo esses passos o seu planejamento e plano de ação estarão encaminhados. Lembre-se de colocar em prática e de acompanhar sempre: fazendo revisões e ajustes sempre que necessário. A sua produtividade vai aumentar tanto que sobrará tempo até para viajar. Comece planejando a sua próxima viagem, por que não?