Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/artigo/2023/01/pare-de-fazer-promessa-de-ano-novo-n74720 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Artigo
Pare de fazer promessa de ano novo!
Coluna semanal Dinheiro a dois por Graziele Delgado e Evandro Valereto
Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Arquivo Pessoal/ A Cidade)
Olá, querido(a) leitor(a)! Estamos na primeira semana do ano e esse é aquele momento em que você fica pensando em tudo o que não realizou em 2022, e o que será reorganizado para 2023. Você, provavelmente, tem novas metas que serão escritas na sua agenda, no seu mapa dos sonhos ou em qualquer lugar visível, para te lembrar que elas existem. Este é um artigo em que falaremos sobre metas, mas de um ponto de vista diferente do que você estaá acostumado a ouvir.
A maioria das pessoas tem metas do tipo “resultado”: “emagrecer 10 quilos”; “juntar R$10 mil”; “me casar”; “correr 20 quilômetros”; e por aí vai. Essas metas têm um papel importante para nosso cérebro: elas nos dão uma direção. É como se você estivesse traçando uma rota no GPS, em que determina o ponto de chegada. Porém, esse também é o tipo de meta que a maioria das pessoas não realiza e, se bobear, ainda remam na direção contrária. É aquela ideia “só faltam 15 quilos para emagrecer os 10 quilos que eu queria no começo do ano”. Se suas metas são desse formato, sentimos informar, mas pelo menos metade delas não vai se realizar, de novo.
Você precisa de metas do tipo “processo”: essas sim, vão te fazer chegar a algum lugar. Essas são as metas que vão descrever atitudes que você terá, a cada semana, para chegar naquele resultado final. Funciona mais ou menos assim: sua meta resultado é “emagrecer 10 quilos”. Então, suas metas processo serão algo parecido com: fazer atividade física 5 vezes na semana, não comer alimentos pesados depois das 18 horas, fazer uma reeducação alimentar. E esse processo precisa acontecer a cada semana, a cada dia. Você precisa terminar o seu domingo sabendo quantas vezes irá na academia, os horários que vai fazer isso, as refeições semanais, etc. Perceba que, fazendo isso, você tira a atenção do resultado e foca no processo, que é o que vai te levar, de fato, ao resultado. Você transforma o resultado em ação.
Se sua meta resultado for sair suas dívidas, suas metas-processo precisam estar ligadas a: fazer um levantamento de todas as dívidas, valores envolvidos, credores, etc.; guardar “x”reais ao mês, fazer mais “y”reais vendendo bolo de pote por semana; não gastar no cartão de crédito, não fazer compras desnecessárias...Perceba: você deixou de olhar o resultado e passou a desenhar o que você vai fazer, dia após dia, para chegar lá. A mesma ideia vale para tudo: aprender uma nova língua, fazer um curso, começar a investir seu dinheiro, etc.
Outro ponto é: você não vai conseguir fazer mais dinheiro, ser mais fitness, pagar as dívidas, enriquecer, tudo no mesmo ano. Foque em três metas principais para trabalhar o ano todo, semana a semana, e faça o que tem que ser feito. Normalmente, subestimamos o poder do pouco que fazemos todos os dias! Gostamos de nos enganar, acreditando que vão acontecer milagres de um dia para o outro, e nosso resultado almejado chegará! Mas não é assim que funciona. Assim como um grande prédio é construído tijolo a tijolo, quem nós queremos ser depende das escolhas que fazemos hoje, e cada uma delas importa!
Cada pequena decisão diária pode te afastar ou te aproximar dos seus objetivos. Cada atitude importa! Por isso, para 2023, olhe menos para a linha de chegada e analise com mais cuidado qual será o caminho percorrido. Pare de esperar por eventos mirabolantes, “viradas de chave”, salvadores do mundo...olhe para o pouco que você pode fazer todos os dias. Se você conseguir melhorar algum aspecto da sua vida em 1% todo dia, ao final do próximo ano, terá melhorado 365%. O pouco que você faz importa!
Este já é o quarto ano que conseguimos terminar juntos! Nós continuaremos por aqui, te motivando a ser sua melhor versão sempre, te dando ferramentas para encher sua caixinha do conhecimento e conquistar tudo aquilo que você sonha. Mas, não se esqueça que você precisa fazer a sua parte. Se quiser começar, te convidamos para uma aula ao vivo no dia 04/01 (quarta-feira), em que falaremos com mais detalhes sobre como transformar promessas em metas que vão se realizar. Basta entrar nas redes sociais @gra_delgado e mandar uma mensagem para participar. Tenha uma excelente semana, Feliz ano novo! Até 2023!
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/artigo/2023/01/pare-de-fazer-promessa-de-ano-novo-n74720
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco