Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Hoje você acordou e foi se cuidar, fazer sua rotina matinal, para a sua vida, ou já pegou o celular e foi ver a vida alheia? A vida ideal, estampada nas mídias sociais, coloca-nos em um mundo dos sonhos. É um mergulho nos relacionamentos perfeitos, filhos perfeitos, trabalho perfeito, sucesso em todas as áreas da vida.
Você tem acesso às tecnologias em um smartphone, na palma da mão, de forma fácil e rápida. Quantos problemas conseguimos resolver usando as tecnologias? Fantástico isso!
A tecnologia é ótima! Usar as mídias sociais é ótimo, quanto conteúdo e aprendizado... Porém, como tudo na vida, há sempre os dois lados da moeda.
Vou voltar aos anos 80 e 90, na minha época de criança, jovem… Eu era uma garota curiosa e amava ler. “Rapunzel” era minha princesa favorita; Agatha Christie, a autora favorita, com a qual eu viajava no enredo e juntava cada peça do quebra-cabeça. Minha diversão era ir à casa dos meus avós paternos consultar o dicionário ou viajar nos livros da enciclopédia “Tesouro da Juventude”. Era o meu Google da época. Meus passeios favoritos eram na biblioteca da escola e na municipal. Tudo era muito difícil para ser descoberto, visto, estudado.
Naquela época, ou você tinha tempo e recursos para viajar e conhecer lugares, estudá-los, ou você mergulhava nos livros, que também eram poucos.
Vamos juntos refletir sobre o hoje e os dois lados da moeda do uso da tecnologia?
O “lado bom” é que hoje temos acesso a tudo que escolhermos: podemos viajar pelo mundo, podemos aprender qualquer idioma de forma gratuita, podemos ter respostas a qualquer assunto. Temos a facilidade das reuniões on-line, do trabalho remoto, das compras on-line, das conexões com pessoas do mundo todo, do GPS nos guiando, de conhecermos realidades diferentes, entre tantas outras opções. Aliás, contamos até com Chat GPT, uma inteligência artificial, treinada com uma variedade de tópicos e estilos, que gera textos escritos de forma natural e coerente, e que parece já ter começado a revolucionar as formas de educação. A ferramenta já provou ser uma boa aluna: ela é capaz de ser aprovada em exames, como o da OAB, os de residências médicas e de MBA.
Ah, existem maravilhosos benefícios! Ter na palma da mão, no seu smartphone, todas essas possibilidades, torna-se incrível quando USADAS COM SABEDORIA.
O “lado ruim” das tecnologias é quando você acredita que o mundo é essa ilusão que se apresenta na vida dos famosos, quando isso lhe traz comparação e você passa a viver e falar do mundo que não é o seu. Quando você usa de amortecedor compras, jogos, e se vicia. A VIDA É REAL E NÃO IDEAL!
A tecnologia é para ser usada a nosso favor. Ela veio facilitar a nossa vida, trazer conexões e possibilidades. Quanto tempo ganhamos com ela?
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Como você está usando a tecnologia?
Quando você vê algo nas mídias sociais você pensa;
- Uau, que incrível, há um mundo onde isso existe? Como será que eu posso acessá-lo? Tem a visão de quem já se sente cheio de si, grato pelo que tem hoje, porém aberto a aprender e crescer?
Ou você pensa;
- Nossa, para esse aí é fácil!
Sente inveja? Sente que nunca poderá ter aquilo? Sente-se pequeno?
Seja sábio, siga o seu caminho usando os recursos tecnológicos, usando tudo o que tem para cumprir o seu propósito. Acorde para a sua realidade, a vida é real, e não ideal.
Siga a sua vida, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +