Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Série Eneagrama - Capítulo X
Caro leitor, é um prazer poder te encontrar aqui mais uma vez.
Hoje encerramos a nossa jornada de conhecimento sobre o Eneagrama, ferramenta fabulosa com o objetivo de tornar as pessoas mais humanas, conscientes, comprometidas com suas missões e, portanto, melhores. Hoje, conheceremos o líder mediador.
O líder mediador, que também recebe outros nomes de vários autores como paciente, o negociador, etc., é o líder tipo nove, de acordo com o Eneagrama. Ele busca sempre harmonia e com certeza é um dos perfis de grandes líderes para essa diferente realidade que se apresenta.
Quando dominados por sua personalidade, ele crê que o seu valor aparece quando ele consegue propiciar paz entre todos. Ele vê o mundo com a lente da “indolência”, onde se coloca em segunda posição, dando posição principal ao outro, achando que o que é seu tem menor valor. Preso a ideia de manter a harmonia, acaba por ter “preguiça” de lutar pelo o que quer. Essa preguiça torna-se uma emoção viciada, o que lhe tira do seu caminho, e o faz esquecer-se de si mesmo e das suas vontades. Seu mecanismo de defesa é narcotização, onde ele foge de tudo que gera enfrentamento, se colocando sem energia para o que precisa ser feito, principalmente para as suas prioridades.
Quando o tipo nove começa um trabalho de autoconhecimento, ativa as suas potencialidades e se coloca em primeiro lugar, dando espaço para amor. Assim, sente-se tão importante quanto todos ao seu redor, e age de forma certa, fazendo o que tem que ser feito e assumindo o seu papel.
Pessoas com esse perfil são líderes que conseguem mediar e fazer acontecer, conseguindo gerir o time e potencializar em cada um o seu melhor. Gostam de ambientes cooperativos, equilibrados e democráticos.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Agora que você já conhece os nove tipos entendemos que somos diferentes, porém, únicos. Nos conhecer é somente o primeiro passo. Agir para o nosso crescimento e usar as nossas virtudes é o mais importante, dia a dia.
Nossa reflexão diária pode ser: por que faço o que faço? E o que vier, acolha, sinta e siga em busca do seu caminho com autonomia.
Seja consciente e livre, fazendo que o tem que ser feito, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores e um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +
Para você conhecer um pouco mais sobre os outros tipos de liderança, acesse o nosso site. Lá, você também pode fazer o teste inicial para ter o seus três possíveis tipos.
Acesse o site: http://www.inspireacao.com/site/testepersonalidade.php