Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Série Eneagrama - capítulo 8
Estimado leitor, eu estou alegre em ter você aqui comigo novamente esta semana. Seguimos a jornada de conhecimento sobre o Eneagrama,a ferramenta incrível que é uma das nossas preferidas aqui na InspireAção no trabalho com desenvolvimento de lideranças. Ela é um mapa objetivo de tornar as pessoas mais humanas, conscientes, comprometidas com suas missões e, portanto, melhores. Hoje, falaremos do líder otimista.
O líder otimista, entre tantas denominações de vários autores, como divertido, futurista, aventureiro, buscador de prazer etc, é o líder tipo sete, segundo o Eneagrama.
Na personalidade, ele acredita que precisa ter uma visão otimista, fugir da dor, imaginar e viver coisas positivas e que dão prazer. Vive entusiasmado, cheio de sonhos e ideias.
Ele vê o mundo com a lente do “planejamento”. A sua mente não para de ter imaginações onde tudo será bom e perfeito. Logo, isso causa vontade de aprender, conhecer coisas novas, experimentar novos sabores, novos lugares, ter experiências prazerosas, o que se torna uma emoção viciada, a gula. No Eneagrama, chamamos isso de paixão do tipo, o que o tirará do eixo. Aqui a gula é por tudo que o leve ao estado de prazer. Vive uma compulsão pelo novo, por fazer algo diferente que o alegre.
A racionalização é o seu mecanismo de defesa, o que faz com que ele sempre tenha uma resposta racional para tudo, e que traga sempre o lado deleitável de tudo.
Quando começa um trabalho de se autoconhecer, consegue reconhecer os momentos em que usa a lente do planejamento, onde vê tudo positivo e, então, passa a usar a lente da “gratidão”, onde a mente acalma e consegue sentir-se sóbrio e estar em paz, fazendo tudo em presença, uma coisa de cada vez.
Pessoas com esse perfil são líderes extremamente criativos e inovadores, que possuem energia e entusiasmo, trazem alegria e mudanças para a organização.
Se comunicam muito bem, e adoram contar histórias suas ou de outras pessoas. Mantém a equipe livre, em constante criação e longe de rotinas.
Gostam de ambientes alegres, com autonomia, com pessoas interessantes e com alto astral. É motivado por prazeres, diversidade, novidades e por criar.
Seus feedbacks são sempre de motivação, e informais. Quando aprendem a ouvir, aceitam feedbacks negativos e sempre usam para o seu crescimento.
É o líder que motiva a equipe a fazer o novo, a criar, a resolver problemas de formas ágeis e criativas. Precisam se atentar a sua velocidade e a sua geração de ideias sem fim, o que pode ocasionar na equipe excesso de informações.
Quanto mais conscientes, mais presentes e visionários.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Anote as características que você enxerga em si e pergunte-se: por que faço o que faço? Essa deve ser a nossa reflexão diária.
Lembrando que se você chegou aqui agora, estamos na série Eneagrama para Líderes, uma ferramenta de autoconhecimento transformadora e que nos traz clareza do porquê fazemos o que fazemos, das emoções que nos tiram do nosso caminho e das virtudes que nos colocam no caminho. Foi uma das ferramentas que mais me ajudou no meu desenvolvimento e mais traz clareza nos processos que fazemos na InspireAção. Se sentir o chamado, pode voltar aos capítulos anteriores.
Perceba-se, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores e um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +
Se você quiser fazer o teste inicial para ter os seus três possíveis tipos, acesse:
http://www.inspireacao.com/site/testepersonalidade.php
E estou ao servir para lhe ajudar, trocar com você: grazicavenaghi@inspireacao.com