Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
E-mails, chamadas, reuniões, atividades pendentes e prazos que se encurtam… fugir do estresse nesses casos é quase impossível para a maioria das pessoas. O trabalho e a vida são naturalmente estressantes, por mais que a gente ame, se dedique e tenha orgulho de atuar em uma profissão, há sempre situações um tanto desconfortáveis emocionalmente. Mas como lidar com o estresse e ter uma rotina de trabalho mais leve?
Passar quarenta horas ou mais por semana num escritório, com prazos apertados, atribuições pesadas e dilemas diários podem tornar o trabalho uma experiência repleta de tensão. Para descomplicar a vida profissional, o primeiro passo é não se preocupar com coisas que estão fora do nosso controle.
O computador está demorando a abrir os programas que você costuma utilizar? Chegou pontualmente, mas o elevador está quebrado e precisará ir até o escritório de escadas? Se estressar com situações assim são sintomas de que talvez ainda sejamos um tanto imaturos para lidar com imprevistos.
Afinal, se o problema está fora do seu controle, é melhor parar, respirar, contar até dez e aceitar que coisas assim acontecem. Não adianta bater no processador ou xingar a porta do elevador, eles não vão te ouvir, ok? O estresse é algo que iremos lidar ao longo da vida, porque é uma condição física e psicológica inerente ao ser humano.
Autoconhecimento
Evitar episódios de estresse no trabalho necessita antes que o contexto fique claro. Talvez a carga de tarefas esteja acima do comum e isso cause ansiedade. É provável que algum colega de trabalho tenha se desentendido com você e lidar com essa situação seja desgastante. Além disso, você pode estar passando pelas chuvas de verão e justamente no horário de pegar o ônibus vem aquela abençoada tempestade vespertina.
As situações podem ser pontuais ou crônicas, quando envolvem questões mais complexas e contextuais. Direcionamos nossa satisfação e alegria a coisas e aquisições de bens, o que é ótimo também. Por outro lado, deixamos de aproveitar os momentos e a simplicidade da vida, nos tornando mais vulneráveis a frustrações.
Ferramentas para
equilíbrio emocional
Lidar com o estresse também é se conhecer, saber quais são os limites e as estratégias mais eficazes para o equilíbrio mental. Há pessoas que reduzem o estresse fazendo musculação, outros preferem yoga e algumas optam por correr ao ar livre. Outro ponto importante para as empresas é possibilitar benefícios e atividades que promovam o bem-estar no trabalho.
Passos para reduzir
o estresse no trabalho
Buscar ajuda profissional com um terapeuta certificado, experimentar tratamentos complementares ou até mesmo ter uma conversa sincera com o chefe podem ser importantes para uma relação saudável e de menos estresse na vida profissional.
• Procure sempre ser organizado: agrupe seus pensamentos, emoções e tente encontrar a melhor forma de lidar com cada um deles;
• Faça mais coisas que você gosta: devemos separar um tempo para realizar atividades que nos dão satisfação pessoal e reabasteçam nossa energia;
• Aceite as situações que estão fora do seu controle: comprar essa briga pode gerar preocupações, pensamentos negativos e ranzinzas. Concentre-se nos problemas que você pode resolver;
• Tire um dia de folga: fazer algo diferente e sair da rotina é um modo de acalmar a mente e se recompor para encarar os problemas posteriormente;
• Pratique exercícios físicos: atividades com o corpo ou meditação ajudam a recuperar a energia. Manter esses hábitos é importante para reenergizar o corpo e prepará-lo para os momentos difíceis do cotidiano.