Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Você já teve dúvidas do que escrever no objetivo do seu currículo? É normal, ao fazer o seu currículo, que algumas partes precisem de mais criatividade do que outras. Falar de si próprio, dos próprios objetivos e se apresentar, pode parecer uma tarefa difícil para muitos. Quando aliados ao medo de não agradar, pode se tornar um desafio ainda maior.
Porém, mesmo com esse desafio, é ideal que se faça uma apresentação e um objetivo diferente para cada vaga que você pretende se aplicar.
Tem dúvidas sobre como fazer isso? Então continua lendo aqui que vamos te ajudar!
O que é um currículo?
Um currículo nada mais é do que um breve resumo sobre você, sobre suas experiências, certificações, educação e objetivos profissionais. Ele vai ser a primeira impressão que o recrutador terá sobre você quando você se candidata à uma vaga específica.
Por isso, é recomendado que você procure passar a melhor primeira impressão possível, escrevendo seu objetivo personalizado para aquela vaga.
E, para fazer isso, você pode pesquisar sobre a empresa que vai se candidatar, buscando por informações relevantes e referências que possam te ajudar.
O que significa a parte de objetivo do currículo?
O objetivo profissional é um pequeno texto, de uma a duas linhas, onde o profissional que se candidatou a vaga informa detalhes como a área de atuação e suas expectativas profissionais.
Seja no primeiro emprego ou com anos de experiência, preencher o objetivo profissional é obrigatório se você quiser se destacar entre outros candidatos. Ele tem um grande potencial de te colocar à frente dos seus concorrentes, mas apenas se for preenchido de forma estratégica.
Por isso, tire um tempo maior para se dedicar a essa parte do currículo, e faça com calma
Qual objetivo colocar no currículo?
Ao escrever objetivo no seu currículo, procure ir direto ao ponto e evitar um texto muito longo. Seja específico, um dos maiores erros é ser genérico no objetivo. As empresas valorizam os profissionais que sabem onde querem chegar.
Além disso, busque personalizar o seu objetivo de acordo com a vaga e com a empresa. O ideal é fazer um currículo diferente para cada empresa, mas se não for possível, sempre faça um objetivo diferente para cada vaga.
Seja específico e não minta
Uma mentira pode não ser detectada de imediato, mas quando for notada, pode te colocar em apuros não somente na empresa que você se candidatou. Muitas empresas possuem contato com outras organizações da mesma área e de áreas paralelas, e sua mentira pode se espalhar pelo setor.
Por isso, nunca minta em um currículo. Ser sincero pode inclusive chamar a atenção do recrutador.
Fuja dos clichês
Um currículo clichê é recebido por um recrutador provavelmente centenas, milhares de vezes. Com isso, seu currículo pode não se destacar dos demais, e pode acabar nem sendo lido pelo recrutador.
Quando falamos em vagas criativas, esse final é certo. Você poderá ser desqualificado se fizer um currículo clichê, uma vez que a empresa busca por um profissional versátil e criativo. Portanto, cuidado.
Cuidado com o português
Outro detalhe extremamente importante na hora de fazer um currículo é se atentar ao português. É normal, ao escrever um currículo às pressas, a existência de pequenos erros de digitação, acentuação e gramática.
Por isso, é de extrema importância que você revise mais de uma vez antes de enviar. Se possível, peça para outra pessoa revisar para você. Assim, você garante que erros não irão passar, e que seu currículo estará impecável ao chegar nas mãos do recrutador.
Atente-se aos detalhes
Assim como o português é um detalhe importante para se manter atento, outros detalhes do seu currículo também merecem atenção.
O formato do currículo deve ser atrativo, as letras não podem ser muito pequenas, as informações devem estar bem dispostas e fáceis de entender, além de ter uma cor que se destaque, mas não confunda na hora de ler. Detalhes pequenos, mas que fazem toda diferença no resultado final do currículo.
Priorize a simplicidade
A simplicidade é a regra da vez quando buscamos montar um currículo perfeito. Um currículo simples evita que os olhares dos recrutadores se percam para detalhes extras. Facilita que a informação importante seja absorvida por ele.
Dessa forma, você aumenta suas chances de conseguir uma entrevista enquanto encanta o recrutador com as informações precisas.