Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Ser produtivo é cumprir o que você se propôs a fazer – e isso não necessariamente está ligado à uma atividade profissional. Se seu objetivo é maratonar uma série durante um dia inteiro e assim o faz, colocando toda sua intenção e atenção naquilo, você foi produtivo.
O mesmo vale se sua meta é exercitar-se todas as manhãs, por exemplo. O conceito é realizar as tarefas no menor tempo possível. Assim, sobram momentos para o que realmente importa para você, aquilo que você ama fazer, como seus hobbies. De forma alguma é para abrir espaço no calendário para acrescentar mais obrigações.
Não tente fugir do tédio
Domingo à tarde e todas as pendências estão em dia. Ao invés de ceder seu tempo às telas digitais, busque viver o tédio. Contemple os tons de verde das plantas e os diferentes sons do ambiente. Conte quantos azulejos existem na parede da cozinha. Brinque de encontrar desenhos nas nuvens do céu.
Quando aprendemos a conviver com esse estado tedioso, fica mais fácil nos sentirmos presentes em todos os aspectos das nossas vidas, da reunião no trabalho ao almoço com a família no fim de semana.
Deixe a mente vaguear
Deixar a mente vaguear significa dar liberdade à nossa atenção, de modo que ela visite lugares diversos, sem repreendê-la por isso. São nessas oportunidades que as ideias surgem com mais frequência, como quando estamos tomando banho ou limpando a casa. Dificilmente você encontrará respostas em frente ao computador.
Faça atividades manuais
Pintar, bordar, costurar, desenhar, esculpir, cozinhar… O importante é colocar a mão na massa. Além de nos ajudarem com a concentração, porque demandam nossa completa atenção, essas práticas também são um campo rico para a criatividade e um bom recurso contra o estresse.
Experimente um detox digital
O objetivo é fornecer menos estímulos para o cérebro. Estabeleça um período de tempo para ficar longe do celular e, especialmente, das redes sociais. Pode ser de forma gradativa: algumas horas por dia, depois um dia todo, um fim de semana, uma semana inteira. Vale começar desativando as notificações e criando uma rotina de desconexão, como guardar o aparelho duas horas antes de dormir.
Você perceberá que, aos poucos, a capacidade de se concentrar em algo vai aumentando. Isso mostra que o que nossa mente precisa é de mais espaço. Se você tira o excesso de informação, sobra lugar para que a atenção se instale.