Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Chegou o Carnaval! Tempo de alegria, de pular, de se maquiar e vestir a fantasia. Tempo de diversão, homenagens e de explosão musical e cultural, de brincar, ou também pode ser um tempo de refletirmos sobre nós, de nos recolhermos, orarmos, agradecermos.
Carnaval é uma palavra que tem origem no latim “carna vale”, ou seja, “adeus à carne”, apesar de uma certa incerteza neste significado. Na História, tem uma ligação com as festas de início de ano ou chegada da primavera, como ritual de fertilidade. Chegou ao Brasil no século XVII.
Alguns vivem esse período como uma catarse, onde expandem os seus instintos reprimidos. Outros podem sentir esse tempo com muita harmonia, na medida, com os olhos de Apolo, ou sentir esse período com toda embriaguez e êxtase, de forma desmedida, no olhar de Dionísio.
E para você, o que é isso? Como você vê esse tempo no seu mapa mental? O que faz? Meu convite hoje é olharmos juntos para a alegria desta época e trazermos a importância da diversão, do “brincar” no nosso cotidiano. Quando éramos crianças, fazíamos isso de forma natural; hoje, quando adultos, esquecemos de ser alegres, da importância da diversão diária. Isso começou na escola, onde éramos obrigados a “ser comportados”. Distorcemos o significado da palavra escola, que vem do grego skole, ou seja, lazer.
Então, acreditamos que brincar é perder tempo, que a diversão não pode estar no trabalho, que brincar é coisa de criança e não nos ajuda em nada. Brincar pode e deve estar no nosso dia, no nosso trabalho, nas nossas empresas, e é um dos caminhos de evolução, é essencial para nós. É através da brincadeira que:
? Despertamos nossa criatividade;
? Melhoramos nossos relacionamentos;
? Despertamos nossa verdade de forma leve, através da espontaneidade;
? Enxergamos novas possibilidades;
? Estimulamos o lado racional e temos mais clareza.
Como nosso foco é progredir, vamos juntos? Estimule o brincar na sua vida, não espere para extravasar tudo em um período. Grandes ideias que mudaram nossa humanidade surgiram em brincadeiras. Grandes empresas sabem disso e trouxeram isso para sua cultura.
Permita-se. Desperte-se para a diversão, inspirado na alegria do Carnaval, volte-se para isso.
Inclua no seu cotidiano a sabedoria do brincar, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos mais+