Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Sejam bem-vindos ao nosso espaço InspireAção. Prosseguimos em nossa jornada com o propósito de, juntos, refletirmos e seguirmos mais conscientes e comprometidos com o ato de servir.
No workshop que conduzi ontem em Votuporanga, chamado “Planeje ser, Planeje ser Você”, enfatizamos a importância dos detalhes na vida, reiterando que é no micro que se faz o macro e destacamos a importância de fazer boas escolhas diárias. Para minha alegria, hoje de manhã, acordei com uma mensagem de uma das participantes agradecendo e compartilhando que ela havia começado o dia se organizando! É maravilhoso ver o movimento que cada um de nós faz ao se conhecer e fazer novas escolhas.
Refletindo sobre isso, lembrei-me da quinzena em 2019 durante a qual me dediquei ao trabalho voluntário em uma comunidade. Lá, todos, voluntários e moradores, cumpriam os acordos estabelecidos. O meu dia a dia incluía:
? Acordar às 5h;
? Caminhar por 20 minutos até o templo para a prática diária de Sadhana (palavra em sânscrito que significa prática espiritual);
? Uma hora de yoga seguida por uma hora de meditação;
? Auxiliar no preparo do café da manhã e, antes de comer, agradecer pelo alimento, entoando um mantra (em todas as refeições);
? Realizar trabalhos diários, incluindo plantio, colheita, auxílio na bioconstrução de uma casa, limpeza, capina, entre outros;
? Almoçar;
? Aproveitar o tempo livre para atividades pessoais;
? Retornar ao templo para práticas noturnas, incluindo uma hora de reconexão com meditação;
? Jantar o que sobrava do almoço, sempre em grupo;
? Dormir pontualmente às 22h.
Durante esse período, fiz três dias de silêncio e jejum, poisera regra do local realizar um dia de silêncio e jejum semanalmente. No hotel, a cozinha estava fechada, pois os hóspedes estavam em um retiro prânico (sem alimentação e em silêncio por 21 dias).
Pode parecer simples, mas não é! A luta diária com a rotina que eu não tinha, e o meu ego, que muitas vezes queria seguir seus próprios desejos em vez do processo estabelecido, foi extremamente desafiadora.
Cumprir as regras e seguir os processos é sempre um desafio, mas é fundamental. Você tem seus processos diários e de trabalho bem definidos? Parece trivial listar as prioridades do dia e cada processo, mas é crucial para clarificar o que é estratégico, tático e operacional, facilitando a delegação de tarefas e otimização do tempo.
Quem não sabe o que tem que fazer acaba não fazendo nada! Isso se aplica tanto a relacionamentos quanto ao trabalho.
Muitos casamentos terminam porque o casal não tem clareza sobre o papel de cada um. Você perde tempo com seus filhos pedindo, reclamando e questionando, se não estiver claro o que e como eles devem fazer.
Empresas sem processos definidos enfrentam prejuízos enormes. É vital ter os processos da empresa claramente definidos: o que esperamos como resultado, como nos organizaremos para executar e como efetivamente executaremos. Assim, podemos manter a melhoria contínua: planejar, desenvolver, verificar e agir.
Na comunidade, eu anotava compromissos no papel, e um sino nos lembrava das obrigações. Não importa onde você está, o que importa é seu compromisso consigo mesmo! Aliás, “compromisso” é a minha palavra do ano.
Atualmente, existem muitos recursos para ajudar na organização. Além do nosso velho e bom Excel, você pode usar a agenda do Google, Trello, Notion, entre outros. Eu utilizo um planejamento básico e a agenda do Google, para destacar o que é mais importante no meu dia, e você pode baixar o e-book sobre isso no meu Instagram. Este e-book foi construído a partir de todas as teorias que busquei e livros que li, adaptados para minha realidade. Nele, compartilho sobre isso, trago a bibliografia e apresento a ferramenta que criei. Contudo, lembre-se de que o seu maior laboratório é sua vida. Nas minhas palestras, sempre digo: “menos fórmulas prontas e mais experiências”. Você sabe o quanto eu prezo isso: somos únicos e, ao mesmo tempo, somos o Uno.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Como está a sua rotina? Você está cumprindo os acordos que faz consigo mesmo e com os outros? E no seu trabalho?
É no micro que fazemos o macro. Se isso não existe no seu dia a dia, não existe na sua vida. Vida pessoal e profissional andam juntas.
Ter clareza disso otimiza o seu tempo e contribui para uma vida mais saudável.
Reflita, organize e aja!
Planeje ser você todos os dias, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos? Porque juntos somos +