Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Prezado leitor, seja bem-vindo ao nosso espaço InspireAção! É uma alegria recebê-lo aqui todo sábado, para fecharmos nossa semana refletindo e percebendo cada ponto da nossa evolução rumo à sabedoria.
Hoje daremos continuidade à nossa série sobre a terceira edição do evento InspireAção: Empreendedorismo, Liderança e Inovação Humana. Se você não leu nossa primeira análise, recomendo que você volte na edição anterior. Agora, trago os ensinamentos da palestra Liderança Positiva, apresentada por Lilian Marques, que é diretora executiva de expansão do grupo iGUi e, há 25 anos, trabalha com expansão de franquias e negócios.
Ela destacou que ser líder envolve três pilares: evoluir pessoas, resolver problemas e acelerar negócios. E o mais importante: tudo que Lilian trouxe, ela vive na prática. Ela fala do que vive e vive do que fala. Realmente, você sente isso em todo o seu time, que brilha e esbanja essa liderança, trazendo os resultados que toda empresa espera.
Lilian ressaltou que o primeiro passo para exercer a liderança é conhecer a equipe. É essencial que o líder dedique tempo a isso. Para tanto, uma boa contratação, seja interna ou terceirizada, faz toda a diferença. Treinar e acompanhar a equipe constantemente é fundamental. Ela também ressaltou a importância de realizar uma análise comportamental para entender o comportamento de cada pessoa e como elas se relacionam.
Aliás, aqui faço um adendo sobre algo que sempre mencionamos: relacionamento é pó de ouro. Quando nos conhecemos, entendemos nossos comportamentos, e isso nos ajuda a potencializar nossos pontos fortes e minimizar os pontos que nos afastam do caminho.
Um aspecto extremamente relevante que Lilian destacou foi a necessidade de alinhar a cultura do colaborador com a cultura da empresa. É aquela história que sempre trazemos aqui na nossa coluna: tem coisas que são para nós, e outras que não são. Da mesma forma, há profissionais que se encaixam em uma empresa e outros que não. Tudo gira em torno da cultura.
Além disso, Lilian destacou a importância de oferecer apoio educacional, ajudando as pessoas a obterem conhecimento através de faculdades e parcerias. Ela também sugeriu incentivar os profissionais para que participem de eventos, promovam momentos de rodas de conversa e trocas de livros. Assim como trazer para a empresa a comemoração de datas importantes, além de proporcionar um ambiente verdadeiramente acolhedor, com espaços para os profissionais descansarem e relaxarem. Ter um café da manhã, comemorar metas alcançadas, pequenas ou grandes, incentivar o esporte e conhecer os sonhos do time são formas de aproximar a equipe e motivá-la.
Ou seja, o resultado dessas iniciativas é claro: se o profissional resolver sair para outra empresa, está tudo bem. Você investiu nele, ele se tornará um profissional melhor. E se ele permanecer, com o cuidado e a liderança positiva que você ofereceu, ele será produtivo, grato, trará novas ideias, e tanto ele quanto a empresa irão crescer juntos. O profissional desenvolverá resiliência diante dos problemas e você conseguirá realmente engajá-lo, permitindo o desenvolvimento dele, da empresa e, consequentemente, do mundo.
Como nosso foco é
progredir, vamos juntos?
Vou resumir aqui os quatro pontos importantes da prática da liderança positiva que Lilian destacou:
1. Autoconhecimento: Reconhecer seus pontos fortes e fracos. Quem se conhece consegue engajar o outro, entender o outro e se relacionar melhor. Um líder que se conhece transforma toda a equipe.
2. Inteligência Emocional: Desenvolver habilidades humanas é essencial, como sempre destacamos aqui.
3. Feedback Constante: Alinhar expectativas a todo momento. O que é claro para você deve ser claro para o outro. O que você espera do seu time e o que ele pode esperar de você?
4. Prática Contínua: Desenvolver-se todos os dias, porque a cada dia nos renovamos. Você é um novo líder, uma nova pessoa a cada dia.
Convido você, nesta semana, a trazer a liderança positiva para sua vida e para o seu negócio. Ative o “botão da percepção” e aproveite essa prática que Lilian trouxe com tanta excelência.
Seguimos juntos, assim como a água, que passa por qualquer obstáculo e, ao mesmo tempo, flui e leva todos ao seu redor nesse movimento de uma liderança mais positiva, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +