Sonhar, planejar e soltar — o primeiro passo
Chegamos ao final de mais uma semana, e com ela, trazemos aquela expressão que parece cada vez mais constante: o tempo voou. Mas será que ele voou mesmo? Ou será que nós é que voamos, deixando a vida passar despercebida?
Hoje, para começar, pense: qual é a sua intenção para o agora? A intenção traz a atenção, e tudo em que colocamos atenção cresce! Se você está aqui, fechando a semana conosco neste sábado, esteja presente aqui e agora. Mergulhe comigo neste momento de fechamento, porque não estamos apenas encerrando uma semana — estamos nos aproximando do final de 2024.
E para nos despedirmos deste ano maravilhoso, nas próximas quatro semanas, vamos nos preparar para 2025 com quatro temas que nos guiarão a viver o nosso tema central do ano: “Mude você, mude o mundo!”
Vamos ao primeiro passo: Sonhe, planeje e solte!
Novembro e dezembro são tradicionalmente os meses em que as empresas começam a revisar tudo o que foi feito e a traçar seu planejamento estratégico para o próximo ano. Para cada objetivo, metas claras. E, para cada meta, um plano de ação bem definido. Esse é também um tempo em que ficamos reflexivos sobre a vida e sobre o que estamos construindo.
Planejar é um ponto essencial, mas antes de planejar, é necessário sonhar. E isso nos leva a três perguntas que são a base de qualquer jornada:
1. De onde viemos?
2. Onde estamos?
3. Para onde vamos?
Responder essas perguntas é essencial para qualquer planejamento verdadeiro. Curiosamente, poucas empresas e pessoas realmente se dedicam a fazer isso com profundidade. Daí o motivo de poucas pessoas e empresas alcançarem resultados relevantes!
Muitos acreditam que planejar é perder tempo. Mas a realidade é o oposto: planejar é ganhar tempo.
O sonho é a nossa visão. É imaginar onde queremos chegar, visualizar o futuro que desejamos construir. É aqui que a intenção começa a tomar forma. Planejar, então, é traçar o caminho para concretizar esse sonho, conectando a intenção com a ação.
Um planejamento bem feito é a base de qualquer construção. Você já imaginou uma casa sendo construída sem planejamento? Sem um arquiteto e um engenheiro? Seria impossível. Da mesma forma, nossa vida precisa de uma estrutura sólida, e cabe a nós sermos os engenheiros e arquitetos do nosso caminho.
Arquitetar e construir a estrutura da nossa vida é nosso dever enquanto seres humanos. Aliás, isso está no livro mais lido do mundo, a Bíblia. Em Provérbios 21:5, encontramos a seguinte sabedoria: “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.” (Provérbios 21:5, NVI)
Para planejar, você não precisa de recursos caros ou ferramentas sofisticadas, só é necessário sua escolha. O mais importante é colocar suas ideias no papel. Seja em um caderno, numa planilha ou até mesmo em um pedaço de papel de pão, o ato de escrever materializa nossos pensamentos.
Depois de sonhar e planejar, chega o momento de soltar. E o “soltar” é o ponto essencial para as coisas acontecerem. Ele é a magia, é a chave.
Soltar é ser o pedreiro da sua construção, seguindo a planta feita pelo engenheiro e arquiteto.
Soltar é executar o que planejou. É confiar que aquilo que sonhou já está criado e chegará quando você e sua empresa estiverem prontos.
Soltar é viver o presente com presença, fazendo o que deve ser feito hoje: passo a passo, mês a mês, semana a semana, dia a dia, minuto a minuto.
Soltar é fazer o que disse que ia fazer. É viver do que fala e falar do que vive!
Soltar é ter fé, mas fazer a sua parte!
Soltar é confiar no processo, acreditar na vida e no fluxo natural das coisas.
Soltar é acolher o medo com amor. É ter fé e confiar que existe Algo Maior que nos cuida, algo que é puro amor.
Você tem tudo o que necessita! Isso está no livro mais lido do mundo, Jeremias 29:11:
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11, NVI)
E o amor é o maior poder do ser humano. Só o acessamos quando conscientes de quem somos. Por isso, a importância do nosso encontro aqui. Só ressoamos amor quando estamos em presença, acolhendo o medo e em ressonância com a nossa essência, firmes na nossa identidade — entendendo nosso caminho único de sermos nós mesmos!
E como o nosso foco é progredir, vamos juntos?
Encontre um lugar confortável, respire fundo e responda às três perguntas iniciais:
1. De onde vim?
2. Quem eu sou?
3. Para onde vou?
Pegue um papel e escreva o seu sonho. Traga-o para o plano físico e planeje. Planeje passo a passo, mês a mês.
Por fim, solte!
Faça o que tem que ser feito no hoje. Lembre-se: soltar é fazer o que planejou com amor, confiando e fazendo o seu melhor com excelência dia a dia.
Viva! Você tem o compromisso de ser você mesmo. Veio ao mundo para ser feliz!
Pode vir, 2025, estamos nos preparando para você!
Seguimos sonhando, planejando e soltando.
Por um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos? Porque juntos somos +