Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Seja incrivelmente bem-vindo ao nosso primeiro episódio da série Relacionamentos saudáveis. É uma alegria ter você aqui, abrindo conosco este novo ciclo. Antes de começar, traga a sua intenção para este momento, porque a intenção traz atenção, e tudo em que você coloca atenção na vida cresce.
Estamos no mês de maio. Aqui, na InspireAção, o tema é Potência. E nesta série, vamos falar sobre o recurso mais poderoso e também o mais desafiador da sua vida: os seus relacionamentos. Porque relacionamento é pó de ouro.
Antes de mergulharmos, uma pergunta: os seus relacionamentos estão te fortalecendo ou te adoecendo?
Não existe maior recurso na vida do que as suas relações. Ninguém faz nada sozinho. A nossa vida é feita na troca com o outro, e é exatamente por isso que cuidar dos seus relacionamentos é cuidar da sua vida inteira.
Mas vamos olhar para isso com verdade: é muito difícil se relacionar. Com o outro, sim. Mas também com você mesmo. Porque você também tem as suas arestas, as suas dores, os seus pontos cegos. Sim, é difícil se relacionar com você.
Você acha que o problema está só no outro, mas não está. Tudo começa e termina em você.
Para que um relacionamento gere resultado positivo, existe uma lei simples e poderosa: as trocas devem ser equilibradas. Um dá, o outro recebe. Na mesma proporção. Nem mais, nem menos.
Parece simples. Mas observe o que acontece na prática.
Um cliente chega até você. E de repente, lá no fundo, um pensamento: esse vai salvar o meu mês. Esse é o que eu precisava. E é exatamente aí que a troca começa a desequilibrar. Porque quando você coloca no outro a expectativa de que ele vai te salvar, você está querendo mais do que o combinado. O cliente não sabe explicar, mas sente. E na maioria das vezes, não volta.
Agora o extremo oposto. Um cliente chega e você pensa: coitado, não tem condições. E você vai cedendo, dando desconto além do possível, abrindo mão do que não deveria. Isso tem um nome: dó. E sentir dó é um dos piores sentimentos que você pode levar para uma troca. Porque quando você sente dó do outro, você o coloca abaixo de você. A balança desequilibra. E o resultado é o mesmo: o relacionamento não flui.
A troca equilibrada não é nem mais nem menos. É o ponto certo. Você entrega o seu melhor, o outro retribui na mesma proporção. E isso gera confiança, respeito e continuidade.
Isso vale para tudo. Para o relacionamento comercial, para o casamento, para a amizade, para a família. Em todo lugar onde existe troca, existe a lei do equilíbrio.
Pense no relacionamento amoroso. Quando você faz tanto, tanto, tanto pelo outro, a balança vai desequilibrando. E sabe o que acontece? Em algum momento, o outro se afasta. Parece sem lógica, mas não é. O excesso expulsa. A generosidade desequilibrada sufoca. E aquele relacionamento que você tanto quis preservar vai se desfazendo, exatamente porque você fez demais.
E atenção: quando você leva vantagem numa troca, quando extrai do outro algo que o prejudica, o universo corrige. Pode ter certeza. Como nos ensina o livro mais lido do mundo: “O que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7. Aquele problema que apareceu sem explicação talvez seja o ajuste de uma troca desequilibrada lá atrás.
Mas como perceber tudo isso se 95% do que fazemos acontece no inconsciente? É aí que entra o botão da percepção. A pergunta que orienta é simples: o que estou fazendo agora é bom para mim, para o outro e para o mundo? Se a resposta for sim, siga. Se não for, pare e reequilibre.
O Relacionamento é pó de ouro. E para que ele brilhe na sua vida, as trocas precisam ser equilibradas.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Nesta semana, ligue o botão da percepção e reflita: em qual dos seus relacionamentos as trocas estão desequilibradas? Onde você está dando mais do que deveria? Onde está querendo levar vantagem? Anote. Sinta. E então, com coragem e leveza, reequilibre.
Seguimos juntos, cuidando das nossas trocas, valorizando o pó de ouro dos nossos relacionamentos e colocando a nossa voz única no mundo, porque queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +