A expectativa é que os voos comerciais a partir do Aeroporto Domingos Pignatari beneficie cerca de 50 cidades da região
Aeroporto Estadual Domingos Pignatari deve receber voos comerciais ainda neste ano (Foto: Divulgação)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Em maio, membros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estiveram em Votuporanga para uma vistoria no Aeroporto Estadual Domingos Pignatari, que deverá receber voos comerciais da Passaredo no segundo semestre.
Agora, a Anac informou o jornal A Cidade que o “aeródromo público de Votuporanga está autorizado a operar até sete frequências semanais de aeronaves categoria 3C (aviões modelo Airbus A318; Boeing 737-700, ATR 72, entre outros da mesma categoria)”. Já para operações mais exigentes, acrescentou a Anac, o operador deverá obter certificação operacional nos termos do RBAC n° 139.
Questionada sobre a certificação operacional para receber aeronaves maiores, a Agência Nacional de Aviação Civil explicou que o processo encontra-se pendente de documentação a ser enviada pelo operador do aeroporto, após resultados de vistoria presencial.
A Anac realizou uma inspeção aeroportuária no aeroporto, atividade que tem por objetivo verificar requisitos cujo cumprimento é de responsabilidade do operador, sendo que a verificação envolveu requisitos de operação, manutenção e resposta à emergência do aeródromo.
Em abril, o vice-governador Rodrigo Garcia anunciou voos comerciais da empresa aérea Passaredo para o interior paulista. Votuporanga e outras duas cidades, São Carlos e Ribeirão Preto, receberão voos da linha aérea a partir do segundo semestre deste ano. O projeto foi todo organizado pela Secretaria de Turismo do Estado.
A expectativa é que os voos comerciais a partir do Aeroporto Domingos Pignatari beneficie cerca de 50 cidades da região.