Todas as pessoas a partir de 16 anos, que tenham inscrição eleitoral na cidade, poderão votar
Na eleição do dia 6 serão escolhidos cinco membros para o Conselho Tutelar da cidade (Reprodução/Gabriel Lima)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Domingo (6) é dia de eleição para escolher os novos conselheiros tutelares de Votuporanga, que estão na reta final. Dezesseis pessoas estão aptas a participar do pleito eleitoral.
Desde o dia 5 de setembro os candidatos podem promover campanhas de suas candidaturas junto aos eleitores, por meio de debates, entrevistas, seminários, distribuição de panfletos e internet até sábado (5), às 22h.
Na eleição do dia 6 serão escolhidos cinco membros para o Conselho Tutelar da cidade. A remuneração do conselheiro tutelar titular para o mandato referente ao quadriênio 2020/2024 é de R$ 2.805,54 e demais benefícios constantes na legislação municipal e nas escalas de vencimentos do quadro de profissionais da Administração Municipal.
As pessoas que concorrerão ao cargo de conselheiro passaram por algumas etapas. Na última, eles fizeram uma prova de informática. Eles já haviam feito um exame de conhecimentos gerais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O Conselho Tutelar não possui atribuição de fiscalizar, e sim de garantir os direitos dos menores. Em algumas situações, o órgão desenvolve um trabalho de orientação junto aos pais ou responsáveis.
Todas as pessoas a partir de 16 anos, que tenham inscrição eleitoral correspondente à zona eleitoral de Votuporanga até 30 de maio de 2019, poderão votar nos candidatos a conselheiros tutelares. O voto é facultativo.