Na manhã deste sábado, na sede do TG 02-088, foi realizada a solenidade de matrícula da nova turma do Tiro de Guerra
Solenidade de matrícula da 50ª turma de atiradores do TG da cidade foi realizada neste sábado (Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O Tiro de Guerra 02-088 de Votuporanga realizou na manhã deste sábado, em sua sede, a solenidade de matrícula da 50ª turma de atiradores. A cerimônia contou com a presença de lideranças da cidade e convidados.
O prefeito João Dado, vereadores e secretários municipais estiveram no ato. Em conversa com o jornal A Cidade, o instrutor do TG 02-088, primeiro-sargento do Exército, Denis Machado, ressaltou que a solenidade é muito significativa porque marca o ingresso de jovens no serviço militar obrigatório. “Vamos ministrar as instruções ao longo do ano e passar para eles a nossa experiência, tudo baseado na hierarquia e na disciplina, com muito civismo e patriotismo, que são os pilares do Tiro de Guerra”, falou.
Denis lembrou que é uma turma simbólica, já que é a 50ª e conta com 50 alunos. “Vamos tentar fazer com que essa turma seja realmente diferente para poder abrilhantar ainda mais a 50ª turma com os 50 atiradores”, disse.
No TG os atiradores recebem instruções de ordem unida, treinamento físico militar, aprendizado de primeiros socorros, defesa externa e interna, defesa civil, entre outros ensinamentos. Os jovens aprendem ainda sobre questões sociais. “Temos um lado social bastante forte, principalmente aqui em Votuporanga que as pessoas têm esse lado bom”, comentou.
O instrutor destacou o aprendizado que os jovens terão sobre patriotismo e civismo: “saber o que é cantar o hino com vibração, o que representa para nós o Brasil, o nosso território, onde nascemos, então é muito importante termos esse sentimento de nacionalismo, de patriotismo”.