Metodologia criada por cientistas de Harvard coloca o município no mais alto patamar do chamado Índice de Progresso Social
Votuporanga é considerada a melhor cidade em qualidade de vida da região (Foto: A Cidade)
Da redação
Votuporanga é a melhor cidade da região noroeste do Estado de São Paulo e a 43ª de todo o país em qualidade de vida. Isso é o que indica o ranking, divulgado pelo IPS Brasil (Índice de Progresso Social), que avaliou mais de 5.570 municípios em todo o país, com base em 52 indicadores de áreas como saúde, educação, segurança e acesso à informação.
Desenvolvida há dez anos por pesquisadores de Harvard e do MIT, nos Estados Unidos, a ferramenta não se limita apenas à performance econômica, mas também avalia os desempenhos social e ambiental das cidades. O estudo, conduzido entre 2023 e este ano, analisou dados públicos dos ministérios da Saúde e da Cidadania, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do Conselho Nacional de Justiça, entre outros.
Votuporanga se destacou então em critérios como “Necessidades Básicas Humanas”, “Fundamentos do Bem-estar”, “Oportunidades”, “Água e Saneamento”, “Acesso ao Conhecimento Básico”, “Expectativa de Vida”, “Qualidade do Meio Ambiente”, “Liberdade Individuais e de Escolhas”, “Acesso à Educação Superior”, dentre outros. Somando a pontuação de todos os critérios, o município atingiu a nota de 68,5 de um total de 100 pontos.
Com esses números, Votuporanga se destacou em todo o país e, na região, lidera com folga o ranking seguida bem de longe por Dirce Reis, que aparece na 60ª posição no estudo, com 68,48 pontos. São José do Rio Preto, principal cidade da região, está na posição de número 158, com 67,12 pontos.
“Isso mostra o trabalho que é feito em Votuporanga, não apenas pela administração, mas pelo seu povo trabalhador, pelos empresários que aqui investem por toda a nossa capacidade de se reinventar. Saímos de uma pandemia e estamos tendo hoje um reconhecimento a nível nacional em todos os índices, o que é motivo de orgulho e de comemoração para toda a população”, comemorou o prefeito Jorge Seba (PSD).
PS Brasil
O IPS Brasil se diferencia de outros rankings por utilizar uma metodologia internacional que mede o bem-estar da população de forma abrangente. Através de mais de 300 indicadores provenientes de órgãos oficiais e instituições de pesquisa, como DataSUS, CNJ, Anatel e CadÚnico.
O IPS Brasil prioriza a utilização de indicadores recentes, de boa qualidade e produzidos anualmente. Isso garante que o ranking apresente um retrato fiel da realidade dos municípios brasileiros, permitindo comparações precisas e acompanhamento da evolução ao longo do tempo.
Resultados
O estudo destaca que o objetivo do IPS Brasil não é simplesmente classificar os municípios por PIB ou oferta de serviços, mas sim avaliar os resultados dessas políticas públicas na vida da população. Ou seja, o ranking busca identificar as cidades que proporcionam maior expectativa de vida, menores taxas de homicídio e poluição, e melhor acesso à educação superior aos seus habitantes.
Em todo o Brasil a cidade com melhor qualidade de vida, conforme o IPS Brasil, é Gavião Peixoto/SP, que fica na região de Araraquara. O município, de 4,7 mil habitantes, atingiu a nota de 74,49.