No próximo sábado, 48 crianças e adolescentes receberão seus certificados de participação do projeto neste ano
Projeto do IFSP de Votuporanga une futebol e formação educacional das crianças (Foto: IFSP)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Criada em fevereiro deste ano, fruto da parceria entre o Câmpus de Votuporanga do Instituto Federal e a Liga Votuporanguense de Futebol (Livofu), a escolinha de futebol do IFSP tem feito sucesso na cidade. E no sábado (7), às 9h, 48 crianças e adolescentes receberão seus certificados de participação neste primeiro ano do projeto.
A entrega será no anfiteatro do Câmpus, no bairro Pozzobon. Em conversa com a reportagem do jornal
A Cidade, o professor-doutor Carlos Eduardo Maia de Oliveira, coordenador de Extensão do IFSP local, contou que está sendo redigido um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições para que a parceria continue nos próximos anos com a oferta de outras atividades pedagógicas juntamente com a escolinha de futebol.
A intenção é que sejam oferecidos cursos gratuitos de informática básica nas dependências do IFSP, palestras, oficinas e demais atividades para ajudar na formação educacional integral destas crianças. Diversas autoridades da cidade e região, além de jogadores de futebol aposentados ou em atividade, serão convidadas para ministrar palestras.
Atualmente, as aulas ocorrem na quadra poliesportiva do IFSP de Votuporanga, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h. Para 2025, a previsão é que, além da quadra poliesportiva, os treinamentos também ocorram em um campo de futebol devidamente preparado para receber a atividade.
A escolinha atende crianças e adolescentes de idades entre 9 e 17 anos. São duas turmas: A (entre 9 e 12 anos de idade) e B (entre 13 e e17 anos de idade), todas devidamente autorizadas pelos pais ou responsáveis para participar do projeto. Há expectativa de que sejam formadas mais turmas para o ano de 2025.
“O nosso projeto visa à formação educacional das crianças, ensinar valores morais, educacionais e pedagógicos, além de estimular a socialização destas crianças. Destacamos que todas as atividades são ofertadas gratuitamente às crianças com autorização prévia de seus pais e responsáveis”, explicou Carlos Eduardo.