Mesmo em tratamento pela doença, a princípio, o óbito de Érika Cipriano, foi registrado como suspeito, mas agora houve a confirmação
A votuporanguense Érika Silvia Doná Cipriano, de 48 anos, foi a primeira vítima da Dengue no Estado de São Paulo (Foto: Arquivo pessoal)
Da redação
O Ministério da Saúde confirmou ontem que a morte da empresária de Votuporanga, Érika Silvia Doná Cipriano, de 48 anos, foi a primeira em decorrência de complicações causadas pela Dengue em todo o Estado de São Paulo, neste ano de 2025. Ela faleceu no último dia 11 e mesmo em tratamento pela doença, a princípio, o óbito foi registrado como suspeito, mas exames laboratoriais confirmaram agora que ela realmente estava com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
Além da morte de Érika, Votuporanga já registra 201 casos confirmados de Dengue, sendo cinco deles com o sorotipo 3, uma variante considerada mais agressiva da doença. Também foram confirmados três casos de chikungunya. Desde o começo do ano, mais de 1,2 mil pessoas procuraram atendimento médico na cidade com sintomas de Dengue
O grande número de casos, aliás, levou a Prefeitura a decretar situação de emergência em saúde no município, além de anunciar uma série de medidas para conter o avanço da doença.
A ação contará com a contratação de novas equipes emergenciais para a pulverização de veneno contra o Aedes aegypti, a utilização de drones inteligentes que não apenas identificam focos do mosquito, como também “bombardeiam” esses focos com larvicidas, além da realização de mutirões de limpeza em áreas públicas como praças, canteiros de avenidas e Reservas Ambientais.
O pacote de medidas também prevê ações mais severas contra os moradores que proíbem os agentes de saúde e de endemias de entrarem em suas casas, já que, em alguns bairros, os índices de recusa já passam de 40%. Para estes casos, a Prefeitura firmou uma parceria com o Ministério Público, que deve acionar na Justiça essas pessoas, de olho no bem coletivo.
Além das medidas de prevenção, a Secretaria da Saúde também anunciou a reabertura do ambulatório para atendimento de pacientes com sintomas de Dengue, o popular “Dengário”, em parceria com a Unifev.