Ações foram adotadas após reportagem do A Cidade mostrar a indignação de feirantes e moradores com a situação
O prefeito esteve na Praça acompanhado do superintendente da Saev, Luciano Passoni, e determinou a adoção de medidas urgentes (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
A Prefeitura de Votuporanga adotou uma série de medidas para acabar com o que foi batizado de “lixão da São Bento”. Um container foi instalado para melhor acomodar o lixo descartado na feira e houve alterações também na rotina de coleta e destinação dos detritos, mas o principal será a instalação de câmeras para flagrar e penalizar os “sujões” que fazem o descarte irregular no local.
A ações foram anunciadas ontem pelo prefeito Jorge Seba (PSD) durante entrevista à
Cidade FM, no programa “Café com o Prefeito”, mas já foram implementadas ao longo da semana passada. Segundo ele, a Prefeitura fará tudo o possível para que as cenas publicadas pelo
A Cidade não voltem a se repetir, mas cobrou também a consciência da população.
“Não estou desviando da minha responsabilidade como prefeito, mas vamos ter consciência. Se vocês virem alguém conhecido de vocês jogando lixo na praça, chega para essa pessoa e fala para ela colocar a mão na consciência e não fazer mais isso. Tem a coleta de lixo que passa na frente das casas, se for algum tipo de entulho tem os Ecotudos que é só levar lá. Eu fiquei envergonhado com aquelas fotos, parabéns pela reportagem, pois é assim que se faz o jornalismo e não fujo das minhas responsabilidades, determinei que as medidas fossem tomadas, foi tudo limpo, e quando cheguei na sexta-feira agora já tinha dezenas de sacos lá novamente. Precisamos de mais consciência”, disse o prefeito.
No local já existem placas que indicam a proibição do descarte de lixo, mas, segundo o prefeito, há moradores vizinhos que estão saindo de suas casas e jogando sacos com todo o tipo de material no pé dessas placas. Para piorar, indivíduos e animais de rua, rasgam os sacos em busca de materiais recicláveis, alimentos, ou somente para espalhá-los, gerando assim, transtornos de diversas ordens na localidade.
“Existe uma parte da população que não tem consciência e pega o lixo de sua casa e coloca na praça, como se ali fosse um depósito de lixo. Tem cabimento uma coisa dessas? A pessoa sair de sua casa, colocar o lixo no carro e jogar na praça? São dezenas que estão fazendo isso e todos os dias”, disse o prefeito.
Para coibir essa prática, Seba disse, então, que irá instalar câmeras de segurança no local para que assim essas pessoas sejam responsabilizadas e não descartem mais lixo de forma inadequada.
“Isso não vai mais acontecer, pois vou implantar ali uma forma de nós vigiarmos com câmeras. É uma pena, pois vamos ter que gastar dinheiro público em algo onde nós poderíamos estar investindo em câmeras para outros lugares para prevenirmos furtos, roubos e outros crimes e, ao invés disso, vamos ter que vigiar quem está jogando lixo”, completou Seba.
Multa
Quem for flagrado pelas câmeras jogando lixo na praça poderá ser multado. O descarte irregular de lixo em vias públicas, estradas ou praças é crime punido com lei. O responsável pela ação inapropriada pode receber multa no valor de 1.703 Unidades Fiscais do Município (UFM), o que ultrapassa os R$ 8 mil. O valor pode ser dobrado mediante reincidência do crime.