Montante é referente a serviços prestados ao SUS entre novembro e dezembro de 2024; questionado, Ministério da Saúde não se pronunciou
O governo Lula está em atraso com repasses de mais de R$ 1,2 milhão para a Santa Casa de Votuporanga, desde novembro de 2024 (Foto: Foco Stúdio)
Da redação
O governo do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está em atraso com a liberação de recursos para a Santa Casa de Votuporanga. A informação foi confirmada pela diretoria do hospital, que afirma ter mais de R$ 1,2 milhão para receber do Ministério da Saúde, referente a serviços prestados ao SUS (Sistema Único de Saúde) entre os meses de novembro e dezembro de 2024.
Sem receber, o hospital votuporanguense está com grandes desafios financeiros. A instituição, que é uma das principais referências de saúde da região, tem se esforçado para manter o atendimento à população, mas a situação financeira delicada agrava ainda mais as dificuldades operacionais.
Esses valores, conforme a Santa Casa, são repassados pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado de São Paulo, que transfere para o hospital, o que não ocorreu conforme o esperado. Em nota, a direção da Santa Casa expressou sua preocupação com o impacto do atraso nos repasses, afirmando que, sem os valores devidos, a continuidade de diversos serviços à comunidade fica ameaçada.
"Estamos tomando todas as medidas possíveis para buscar uma solução rápida e eficaz, mas os recursos são fundamentais para que possamos continuar oferecendo um atendimento de qualidade e com humanização para os pacientes", afirmou o provedor da Santa Casa de Votuporanga, Amaro Rodero.
Outro lado
O Jornal A Cidade procurou o Ministério da Saúde e questionou o que motivou o atraso, bem como qual a previsão de regularização dos pagamentos, mas, até o fechamento desta edição, a Pasta não se pronunciou oficialmente.