O projeto, online e gratuito, idealizado por um grupo de jovens do Rio Grande do Sul atende estudantes de todo o país
Voluntários do Rio Grande do Sul criam plataforma online de estudos (Foto: Reprodução/Paulo Chelotti)
Da Redação
Lançada no fim do mês de maio, uma plataforma online e gratuita de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi criada por um grupo de jovens do Rio Grande do Sul em específico da cidade de Faxinal do Soturno. A plataforma nomeada como Momento de Aprender é uma alternativa que reúne agrega materiais de diversas áreas de conhecimento, exigidas pelo exame.
Atualmente, a iniciativa já conta com conteúdos de nove disciplinas, com mais de 20 módulos cada, e cerca de 440 alunos de diferentes estados brasileiros.
O projeto foi idealizado, inicialmente, por seis jovens da cidade: Bruna Fernandes Ceolin, Eduardo Fernandes Ceolin, Lorenzo Estivallet, Júlia Chelotti, Luiza Chelotti e Julia Veber. A motivação para realização do projeto, foi a decisão pela manutenção da data do Enem 2020, mesmo com o avanço da pandemia do Coronavírus. “Queríamos tornar essa situação menos prejudicial para os alunos oriundos de escolas públicas. Então, começamos a conversar sobre como poderíamos ajudar e surgiram algumas questões: possibilitar o acesso a quem não tem internet e encontrar voluntários para produzir os conteúdos”, conta Bruna.
A equipe, que começou com seis jovens, hoje já conta com mais de 30 voluntários. Os colaboradores se dedicam para fazer resumos, mapas mentais sobre os conteúdos, podcasts, questionários e criam vídeos explicativos que são disponibilizados no YouTube.
A plataforma Momento de Aprender tem conteúdos de Biologia, História, Matemática, Física, Química e Sociologia. Qualquer pessoa pode se cadastrar na plataforma e consumir o conteúdo produzido, inclusive já contam com estudantes do Estado de São Paulo.
“Cada vez mais estamos aumentando o nível de conhecimento para que consigamos produzir conteúdos de maior qualidade”, conta a voluntária Bruna Ceolin. A ideia é que o sistema seja atualizado semanalmente, com conteúdos novos toda a segunda-feira.
Baseada em uma tecnologia livre de ensino à distância e possui todas as funcionalidades sugeridas pelo Ministério. “Nossa ideia é conseguir criar algoritmos que direcionem o aluno para a sua melhor forma de aprendizagem. Acreditamos que a tecnologia seja o meio mais poderoso, sustentável e com baixo custo de implementação para contribuir na melhora da qualidade do ensino público”, finaliza Bruna. A projeção dos voluntários é que, futuramente, a ferramenta passe a ser um instrumento de utilização por parte das escolas do Estado.
Os vestibulandos votuporanguenses podem se inscrever e acompanhar os conteúdos da plataforma por meio do site momentodeaprender.com.
*Com Correio do Povo