Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2021/12/moradores-e-paroquias-de-votuporanga-mantem-tradicao-do-presepio-viva-representa-a-vida-n70834 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Geral
Moradores e paróquias de Votuporanga mantém tradição do presépio viva: ‘representa a vida’
O movimento é muito tradicional na cidade, famílias ainda tem o costume de fazer a montagem da cena que representa o nascer de Cristo
A manjedoura, os três reis magos, Jesus, Maria e José. Seja simples ou com grandes imagens, o que no fim importa é a mensagem que a montagem do presépio com a representação do nascimento de Jesus. O presépio é um símbolo natalino muito presente em Votuporanga na casa de moradores e também nas paróquias.
O costume em manter a tradição e reviver esse momento todos os natais é cultivado pela moradora Rosimeire Lio Fiori, de 50 anos, há pelo menos 25 anos. A moradora do bairro Pozzobon disse que continua a fazer algo que foi iniciado com os seus avós, com quem tem grandes lembranças.
“A gente continua, minha mãe montava também antigamente. É bem presente na nossa família, desde meus avós. Eu monto, meus dois irmãos montam, minha mãe. Temos bastante lembranças, era muito bom”, explicou.
Para Rosi o momento é de união e a montagem do presépio em sua casa se inicia no fim de outubro. “Eu me sinto bem, monto no fim de outubro para poder ficar comigo em casa. Representa a vida, o nascimento do menino Jesus. O sentimento é de união, nossa família é muito unida, aos fins de semana estamos todos juntos. Não podemos perder a união a paz”, completou.
A montagem do presépio entre as famílias acontece de formas diferentes. Muitas pessoas costumam deixar o presépio montado, porém com a manjedoura vazia, que deverá ser preenchida com o Menino Jesus na noite de Natal. Outro costume interessante é montar a base do presépio no primeiro domingo do Advento (quatro domingos antes do dia do Natal) e, aos poucos, preencher com os personagens até culminar com a colocação de Jesus Menino na noite do dia 24.
Pelo menos é o que explica o Padre Carlos Rodrigues, da Paróquia São Bento. “O presépio dentro da tradição da igreja ele é marcante. É o momento em que a comunidade vai vivenciando aquele momento da chegada do menino Deus, através das quatro semanas do Advento. Na preparação do nosso coração para colher. O verbo se fez carne e veio morar entre nós”, disse.
O presépio da paróquia também já está montado e há pelo menos 28 anos, que o padre está à frente da igreja o momento é sempre representado. “Essa celebração vem através de novenas de Natal em família”, completou.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2021/12/moradores-e-paroquias-de-votuporanga-mantem-tradicao-do-presepio-viva-representa-a-vida-n70834
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco