Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/05/faculdade-futura-abre-sua-6-jornada-pedagogica-com-palestra-sobre-educacao-inclusiva-n80415 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Geral
Faculdade Futura abre sua 6ª jornada Pedagógica com palestra sobre Educação Inclusiva
O tema da palestra de hoje é “A gestão na sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”
Direção e professores da Faculdade Futura participaram da abertura da Jornada Pedagógica (Foto: Futura)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Como diria Paulo Freire: “só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros”. Pensando assim e com o objetivo de proporcionar aos alunos a chance de refletir criticamente sobre teorias, práticas e desafios contemporâneos da educação, a Faculdade Futura – Grupo Educacional Faveni realiza sua VI Jornada Pedagógica. O tema deste ano é “Desafios para a docência na contemporaneidade”. A diversificada programação começou ontem e segue até amanhã, com palestras no Sebrae de Votuporanga, sempre a partir das 19h.
Tiago Moreno, gestor de políticas acadêmicas da Faculdade Futura, destaca que a Jornada Pedagógica já é uma tradição da Futura. “Nosso intuito é sempre trazer temas inovadores. Nosso papel institucional é acompanhar as novidades na profissão de pedagogo, que é uma função importantíssima, então estamos atentos no desenvolvimento da educação para seguirmos formando ótimos profissionais”, ressaltou.
A coordenadora do curso de pedagogia da Futura, Elimeire de Oliveira, revelou que o tema desta Jornada, “Os desafios para a docência na contemporaneidade”, surgiu da constatação dos inúmeros desafios que se apresentam atualmente no cotidiano da sala de aula. “Temos a ciência de que precisamos atender a todos de forma indistinta e equitativa, de modo que todos possam aprender com qualidade. E isso demanda compreender os diferentes sujeitos em sala de aula e suas necessidades individuais. Precisamos refletir sobre como podemos transformar e adaptar nossas práticas pedagógicas para atender melhor às necessidades dos nossos alunos”, explicou.
Nas palestras, acrescentou a coordenadora, são abordados justamente alguns assuntos como inclusão com foco no Transtorno do Espectro Autista, gestão de sala de aula para uma aprendizagem significativa, documentação da aprendizagem e Inteligência Artificial a serviço da educação. “São assuntos atuais, desafiadores e que precisam ter a devida atenção, tanto na formação inicial, que é o caso dos nossos alunos, como na formação em serviço”, apontou. O Sebrae de Votuporanga fica na avenida Doutor Wilson de Souza Foz, 5.137, no bairro Sam Remo.
Primeira noite A palestrante da noite de ontem foi Ana Claudia Picolini, que é graduada em Comunicação Social e Administração; especialista em Linguística e Produção Textual; pós-graduanda em Autismo e Educação Especial e Inclusiva; mestra em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos pela Universidade Federal de São Carlos; e Idealizadora do Getea (Grupo de Estudos sobre o Transtorno do Espectro Autista). O tema da palestra foi “Professor e seu papel primordial na Educação Inclusiva”.
A professora tratou sobre a relevância do professor como peça fundamental na inclusão escolar, especialmente por direcionar o processo pedagógico, ao desenvolver caminhos de aprendizagem do aluno com autismo. “Foi uma oportunidade essencial de termos diálogos de tamanha importância sobre a inclusão escolar, com alunos em formação na pedagogia, que serão nossos futuros professores”, contou.
Segunda noite
O tema da palestra de hoje, que será ministrada por Patrícia Dosse, é “A gestão na sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”. A ideia dela é mostrar a importância de mapear a sala de aula e conhecer cada criança, cada habilidade que cada uma tem, o que ela já conhece, o que ela tem de conhecimento. “Quando eu falo sobre aprendizagem significativa, é dar sentido aquilo que a gente está ensinando, porque muitas vezes a gente participa daquela aprendizagem mecânica, em que o professor despeja para os alunos várias informações; eles vão para casa, e não sabem onde vão usar essas informações, então só decoram para tirar nota na prova. Já a aprendizagem significativa é o contrário disso, na verdade a gente mostra o sentido daquilo que ele está aprendendo, então a criança, na hora que ela aprende ali, a gente mostra para ela onde ela aplica aquilo no dia a dia, e a gente constrói juntos o conhecimento. Vou mostrar também estratégias para trabalhar com as crianças dentro da sala de aula e contextualizar os conteúdos da escola”, explicou.
Programação
Hoje – 19h
Patrícia Dosse Tema: “A gestão na sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”. Patrícia é graduada em Licenciatura Plena Educação Física; graduada em Pedagogia; especialista em Educação Física Escolar; pós-graduanda em Ludopedagogia; vencedora do Prêmio Professor Inovador na Expo Educare 2024; ganhou Prêmio Destaque – Melhor Coordenador do Programa Segundo Tempo na cidade de São José do Rio Preto (2008).
Amanhã – 19h Patrícia Ribeiro Tema: “O processo documental como acompanhamento das aprendizagens das crianças na Educação Infantil”.
Patrícia é mestre em Ensino e Processos Formativos; graduada em Pedagogia; especialista em Educação Infantil; coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto.
Amanhã – 20h45 Leandro Ferreira de Oliveira Tema: “A inteligência Artificial a serviço da educação”.
Leandro é mestre em Educação; especialista em Mídias Digitais; graduado em Pedagogia; e desenvolvedor de games, aplicativos para smartphones, sites, desenhos animados, e recursos educacionais que utilizam metodologias ativas com ênfase na gamificação; e criador e apresentador do Podcast PodPerguntar.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/05/faculdade-futura-abre-sua-6-jornada-pedagogica-com-palestra-sobre-educacao-inclusiva-n80415
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco