O frater Marcos Marques Caldas, que mora na Itália, conheceu o principal líder da Igreja Católica
O frater Marcos Marques Caldas e o Papa Franciso, no Vaticano (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Um dia para lá de especial e inesquecível. Assim foi a última sexta-feira, para o frater Marcos Marques Caldas, que teve a oportunidade única de encontrar o Papa Francisco, no Vaticano, em um momento que definiu como “uma experiência incrível”.
O frater – que traduzindo do latim significa irmão – é formado em direito pela Unifev, em 2007, e atualmente reside na província de Catania, na região da Sicília, Itália, onde atua desde julho de 2022.
Marcos dedica sua vida ao trabalho com o “Carisma” da comunidade Madonna Della Tenda di Cristo, que é a “Acolhencia”. Essa missão tem como princípio fundamental estar disponível para acolher e ajudar aqueles que mais necessitam. “Trabalhamos amplamente, acolhemos imigrantes, famílias em situações precárias, mulheres vítimas de violência e, além disso, desenvolvemos dois projetos: educar crianças em um centro diurno que funciona depois da escola, com reforço escolar para as que mais precisam, e também trabalhamos com jovens especiais, geralmente autistas em grau alto ou deficientes”, relatou, em conversa com a reportagem do jornal
A Cidade.
O encontro com o Papa Francisco ocorreu durante a peregrinação da Universidade Teológica de Catania – onde Marcos estuda teologia – que celebra 55 anos de fundação. Inicialmente planejada para 2019, a peregrinação foi adiada devido à pandemia e pôde finalmente acontecer neste ano. Mais de 200 pessoas participaram do encontro, incluindo seminaristas, religiosos e leigos.
Para o religioso, a breve troca de palavras e o cumprimento do Papa foi um momento inesquecível. “Estar presente e cumprimentar pessoalmente Sua Santidade foi uma experiência incrível, sem palavras para descrever o momento que durou alguns segundos, visto que éramos mais de 200, mas que em meu coração durou muito tempo. Sua Santidade é um homem de média estatura, olhar sereno e força espiritual grandíssima. Suas palavras como pastor universal da Igreja Católica foram de encorajamento”, lembrou.
O frater destacou a alegria e a motivação que o encontro trouxe para todos os presentes, reforçando a importância do trabalho que realizam. “Todos saímos felizes e motivados a continuar fazendo o nosso pequeno e singular trabalho. Como dizia Madre Tereza: ‘uma gota de água no oceano’, mas o que seria do oceano se faltasse essa gota de água?”.
A conversa
Questionado sobre quais foram suas palavras para o Papa, o religioso – que fala italiano – respondeu que o tempo é muito curto, porém foi o suficiente para revelar sua nacionalidade e dizer que mora na Sicília, além de fazer um pedido especial. “Pedi orações para uma tia que está enfrentando problemas de saúde, e ele perguntou o nome dela”, contou.
A vida e o trabalho de Marcos Marques Caldas exemplificam um compromisso profundo com a solidariedade, a compaixão e a espiritualidade, e o encontro com o Papa certamente ficará para sempre na memória do frater.