A celebração eucarística contou com a presença de bispos, padres, diáconos, seminaristas, diocesanos de Jales e de outras dioceses, além de familiares e amigos de Dom José Reginaldo Andrietta
Na tarde de domingo, 27 de dezembro, aconteceu a Sagração Episcopal de dom José Reginaldo Andrietta, na Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana (SP). Dom Luiz Demétrio Valentini – Bispo Emérito de Jales/SP, foi o Sagrante principal sendo os Co-Sangrantes: Dom Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo Diocesano de Limeira/SP, e Dom José Carlos Brandão Cabral – Bispo Diocesano de Almenara/MG.
A celebração eucarística contou com a presença de bispos, padres, diáconos, seminaristas, diocesanos de Jales e de outras dioceses, além de familiares e amigos de Dom José Reginaldo Andrietta, que escolheu como lema episcopal: ‘A serviço do bem comum’.
A posse de Dom Reginaldo será no dia 31 de janeiro de 2016, às 10 horas, na Catedral Diocesana de Jales.
Dom José Reginaldo Andrietta é natural de Pirassununga (SP), nascido em 7 de março de 1957. É filho de Octávio Andrietta e Therezinha Octaviano Andrietta. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 18 de março de 1983, na paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, na cidade natal. Possui bacharel em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É especialista em Catequese pelo Instituto Internacional de Catequese e Pastoral Lumen Vitae, Bruxelas, Bélgica e Catequese e Pastoral pela Universidade Católica de Lovaina (Francófona), Louvain-la-Neuve, Bélgica. Em 2009, concluiu o mestrado em Teologia Pastoral também pela Universidade Católica de Lovaina.
Durante a caminhada no sacerdócio, foi assessor nacional da Juventude Operária Católica Brasileira (1983 a 1987) e também assessor continental da Juventude Operária Cristã Internacional para as Américas do Sul, Central e do Norte, e do Caribe, com sede no Equador (1991 a 1994). Foi vice-coordenador e orientador de estudos do Propedêutico e membro da Equipe de Formadores do Seminário da Diocese de Limeira (1994 a 1997).
Desde 2009, exercia a função de pároco da paróquia São Judas Tadeu de Americana (SP). É também diretor eclesiástico da diaconia São Judas Tadeu e professor de Teologia Pastoral do Centro Diocesano de Formação Teológica da Diocese de Limeira. Participa como membro do Conselho de Presbíteros desde 2014. Padre José é autor do livro “Os Jovens Trabalhadores Conquistando Trabalho e Justiça”. Foi nomeado pelo papa Francisco bispo de Jales em 21 de outubro de 2015.