Da Redação
A Prefeitura de Valentim Gentil e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do
Estado de São Paulo) fecharam acordo que possibilitou a perfuração de um novo poço artesiano de 220 metros de profundidade e com a capacidade de produzir 10 metros cúbicos de água/hora. O poço teve o custo de R$ 83 mil e vai prospectar água para abastecer, de forma otimizada, todas as regiões do município. Ele está sendo construído na zona rural pela construtora CFD Okamoto, de Araçatuba.
Segundo o prefeito Adilson Segura, em face do rápido desenvolvimento de Valentim Gentil, em todos os setores, houve a necessidade da construção de mais um poço profundo no município para que o abastecimento de água não seja comprometido.
Desta forma, a obra foi solicitada ao Governo do Estado, que prontamente atendeu ao pedido. “Nossa população nunca sofreu com a falta de água. Sempre fomos bem servidos pela Sabesp, que proporciona uma água e tratamento de esgoto de alta qualidade”, destacou.
Segundo o gerente da Divisão da Sabesp em Fernandópolis, Antônio Carlos, o poço teve sua perfuração feita no final do mês passado e está quase pronto, passando somente pela fase de testes.
Nesta semana, o prefeito adiantou que está pleiteando também, junto ao Governo do Estado, recursos financeiros para a construção de mais uma lagoa de tratamento em Valentim. “Há necessidade de construir uma nova lagoa, em razão da existente, ser antiga. A previsão é que em 2011 as obras comecem”, relatou Antônio Carlos. A nova lagoa de tratamento ficará cerca de quatro quilômetros distante da atual.