Tiago Diogo de Faria, de 24 anos, se consagrou como campeão do 18º Barretos International Rodeo
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Um peão de Valentim Gentil ganhou destaque da mídia após se consagrar como campeão do 18º Barretos International Rodeo, neste final de semana. Tiago Diogo de Faria, de 24 anos, que nasceu e foi criado em Floreal, ganhou a grande final de montarias em touro depois de conquistar 356,50 pontos. O seu prêmio foi de 100 mil dólares.
Nada mal para um estreante. Esta é a primeira vez que Faria compete em Barretos. Ele garantiu a vaga no rodeio internacional por ter feito parte do time de São Paulo - campeão do Top Brasil Interestadual, cuja final aconteceu na quarta-feira, dia 25. "Não tive dificuldade em si na festa, mas antes de Barretos, me machuquei nas costas durante o treino. Mesmo com dor, nunca pensei em desistir de ir", afirmou, em entrevista ao jornal A Cidade.
O competidor contou que participa de rodeios amadores desde os 16 anos e, de profissionais, desde os 21. A fazenda do pecuarista Moacir Espinosa, em Valentim Gentil, é o local em que Tiago se dedica para a montaria. "Ele sempre me ajudou muito", disse o campeão, que ainda não tem patrocínio.
Além de Espinosa, o pai do peão também tem um papel fundamental na carreira. No começo, não recebeu incentivo do pai para seguir no mundo do rodeio, também não foi impedido por ele. "Ele sempre esteve ao meu favor. Me deu forças em meus momentos mais difíceis", destacou. O apoio fez efeito. Só neste ano, Faria já ganhou uma moto e R$ 70 mil em dinheiro nas arenas, vencendo provas em cidades como Fernandópolis, Palestina e Monte Azul. "Barretos muda a vida de peão, no requisito de respeito, de estar entre os melhores do rodeio", enfatizou. O sonho vai um pouco além: Tiago quer estar entre os 40 melhores peões dos Estados Unidos.
O campeão chegou ontem de viagem e foi recebido com homenagens, tanto em Valentim Gentil quanto em Floreal. Passeatas e fogos de artifício fazem parte da comemoração. "Pretendo ficar uma semana parado, descansando. E depois irei disputar em Borborema", emendou.
Para os novos peões, ele dá um conselho: persistência e treino. "Para alcançar o objetivo, tem que treinar, treinar e teinar. Tem que montar em boi e lutar pela sua meta", disse. A rotina de Tiago começa com academia e montaria a tarde, diariamente.
O título de campeão 2010 da competição mais esperada do rodeio internacional foi disputado na semifinal por 20 competidores e na final por dez. A montaria em touros requer coordenação, reflexos rápidos e uma boa dose de coragem. A duração é de oito segundos e o peão não deve tocar o animal ou o equipamento com sua mão livre.