Da Redação
A Prefeitura e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Valentim Gentil apresentaram ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural um projeto de apoio à pecuária leiteira, que irá beneficiar a cerca de 60 pequenos produtores de leite da cidade.
O projeto será financiado com uma verba federal de R$ 552 mil, empenhada pelo Ministério da Agricultura, após uma reunião do prefeito Adilson Segura com o Ministro Wagner Rossi, em Brasília. O contato foi intermediado pelo deputado federal Devanir Ribeiro (PT). Além disso, o município vai arcar com uma contrapartida de R$ 27 mil.
Com o total de recursos disponibilizados nesta primeira etapa, será possível construir uma fábrica de ração e armazenamento de leite, que será instalada na Avenida Alberto Jonas do Livramento, próximo ao almoxarifado da prefeitura, e terá um galpão de 400 m², sala de administração de 56,80 m² e sala do leite de 53,76 m². Será realizada também, a aquisição de máquinas e equipamentos como uma colhedora de ferragens de 10 facas, duas carretas reboque e um distribuidor de calcário de 2.500 kg.
O programa oferece tecnologias de produção de leite e a implementação de práticas que melhorem a qualidade e a comercialização do produto.
“A construção da fábrica vai auxiliar na redução dos custos de produção, aumentando a margem de lucro do produtor e agregando volume para coleta em um único ponto”, explica o agrônomo Ricardo Domingos Pereira, técnico da Cati de Valentim Gentil.
Ricardo salienta que a fábrica poderá atender também os produtores de ovino, gado de corte, entre outros, pois “tem condição de produzir ração para qualquer tipo de animal”.
O prefeito Adilson Segura declarou que pretende implantar em Valentim Gentil “um modelo onde o pequeno produtor possa se fixar na sua propriedade e ter renda para sobreviver”.
Leia na íntegra a versão online