Diretoria apresentou balanço da administração e destacou os investimentos no prédio
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O ano de 2010 foi produtivo para a Santa Casa "Leonor Mendes de Barros", de Cardoso. Para prestar um balanço dos trabalhos e agradecer os parceiros do hospital, a diretoria realizou um café-da-manhã ontem. Os convidados também conheceram as dependências do hospital.
O administrador da Santa Casa, Antônio Carlos Romano, fez questão de agradecer os colaboradores, parceiros, a Pró-Vida, as emendas parlamentares de deputados estaduais e federais, além do ex-governador José Serra e o governador eleito Geraldo Alckmin. Na ocasião, foram citados os nomes de quem ajudou o hospital.
O apoio dessas pessoas foi essencial para a reforma da instituição (que ainda está sendo realizada), equipamentos e manutenção. "Está em obras quase que a Santa Casa inteira. A recepção, o ambulatório, os três apartamentos do SUS (Sistema Único de Saúde) e os outros dois quartos para o SUS infantil estão prontos. A parte física da cozinha industrial hospitalar também está pronta. Deixamos ainda um local pronto para as futuras instalações do Pronto Socorro", explicou Romano para o jornal A Cidade. A reforma toda está avaliada em R$ 200 mil e teve início em 2009.
A previsão é de que, no primeiro semestre, seja entregue o prédio com as melhorias. "Já contamos com a presença dos colaboradores, dos deputados estaduais e federais, o Consulado do Japão e o governador do Estado, que sempre nos ajudaram", destacou.
Para os aparelhos da cozinha industrial, ele está pleiteando apoio do Consulado Geral do Japão. "Eles auxiliam a Santa Casa. Já nos doaram dois aparelhos a laser para o Instituto do Olho", ressaltou.
Cardoso é referência em oftamologia por causa de Instituto de Olho, desde 2000. "A cidade atende as sub-regiões de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul", emendou.
Inclusive, desde outubro, o hospital realiza campanha de catarata. "Em torno de 400 cirurgias e outros procedimentos serão feitos na ação", contou.
Para Romano, o ano de 2010 foi excelente. "Com o auxílio de nossos parceiros e o modesto serviço prestado, hoje a Santa Casa está em dia com os seus compromissos financeiros", ressaltou. O administrador, inclusive, contou que mais cinco médicos serão contratados. "Precisamos de clínico-geral, ortopedista e outros", complementou.
Ele ressaltou que o hospital sobrevive com verbas do SUS, Iamspe e convênios, além de promoções. "Ganhamos algumas coisas da comunidade como portas de vidros, TV, cadeiras, bebedouro. Eles sempre ajudam", emendou.
O administrador também falou da relação com a Santa Casa de Votuporanga. "É excelente, principalmente a diretoria. Há trocas de experiências. Só temos a dizer bem do hospital de Votuporanga", ressaltou.
O presidente do Conselho Deliberativo da Santa Casa de Votuporanga, Nasser Gorayb, enfatizou que é a comunidade que pode mudar a saúde pública. "Em Votuporanga, conseguimos progresso com o envolvimento da comunidade", concluiu.
Leia na íntegra a versão online