O prefeito de Álvares Florence, Alberto César Caires (DEM), foi eleito e empossado no último sábado o novo presidente da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), entidade que reúne 120 municípios. A eleição aconteceu na sede da entidade, na avenida das Hortências, 301, Jardim dos Seixas, em São José do Rio Preto. Estiveram presentes prefeitos de toda a região e os deputados eleitos Sebastião dos Santos (estadual) e Edinho Araújo (federal).
Ao tomar posse, Albertinho prometeu trabalhar pelo fortalecimento dos municípios, principalmente os pequenos, que dependem exclusivamente dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios, que vem sofrendo quedas nos últimos anos.
A prefeita de Guapiaçu, Ivanete Hernandes Vetorasso, passou o cargo a Alberto Caires desejando-lhe boa sorte e lembrando que a AMA fortaleceu-se nos últimos dois anos, especialmente pela realização de dois grandes congressos municipalistas, que reuniram mais de seis mil pessoas. Ela também entregou ao novo presidente as chaves de um veículo zero quilômetro que ficará à disposição da nova diretoria e funcionários.
Diretoria
A chapa eleita tem estes nomes: Alberto Caires, presidente; 1º vice Nasser Marão Filho (Votuporanga); 2º vice José Luis Pedrão (Cedral); 1º secretário Samuel Garcia Salomão (Tanabi); 2º secretário José Paulo Delgado Jr (Taquaritinga); 1º tesoureiro César Schumaher de Alonso Gil (Américo de Campos); 2º tesoureiro Antonio Edivaldo Papini (Cosmorama).
Os coordenadores de assuntos municipais serão Pedro José Brandão (José Bonifácio), Marcelo Hercolin (Santa Adélia), Rinaldo Escanferla (Poloni) e Sávio Nogueira Franco Neto (Riolândia).
Integram o Conselho Fiscal os prefeitos Eugênio Zuliani (Olímpia), João da Brahma (Cardoso), Darlei Queiróz de Oliveira (Orindiúva), Genivaldo de Brito Chaves (Sales) e José Antonio Abreu do Valle (Sebastianópolis do Sul).
Os suplentes são Osvaldo Alfredo Pinto (Irapuã), Sérgio Luis de Mira (Macaubal), Márcio Rodrigues de Souza (Jaci), João Camilo (Palmares Paulista) e Silvio César Moreira Chaves (Planalto).
Prioridades
Albertinho falou ainda das suas prioridades à frente da AMA, como a luta por mais recursos para os municípios. “Vamos buscar a união dos prefeitos e das associações municipalistas na briga pelo aumento da participação dos municípios no bolo da arrecadação”, disse o prefeito.
Para ele, é urgente também alterar a lei 9394, que estabelece as diretrizes básicas da educação, permitindo que despesas com uniformes, material básico e merenda escolar possam ser incluídas nos 25% que os municípios devem, obrigatoriamente, aplicar em Educação. Ele também defende alteração na Lei 8666, de licitações, para elevar o aumento do valor-limite de compra livre, hoje de R$ 8 mil aproximadamente.
“Temos uma bancada expressiva de deputados na região e um senador. Pretendo mobilizá-los para, junto com a AMA, iniciarmos um movimento por essas mudanças, que são indispensáveis para facilitar a gestão dos municípios”, acrescentou.