Sabesp estava há 30 anos a frente deste serviço, mas a concessão deste prazo venceu
Da Redação
O prefeito de Álvares Florence, Alberto de Caires, que municipalizar a estação de
tratamento de água da cidade construir a lago de tratamento de esgoto em breve.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) estava há 30 anos a frente deste serviço, mas a concessão deste prazo venceu em outubro do ano passado. Segundo consta no edital publicado neste jornal no último domingo, foi extinto a concessão da outorga contratada em 31 de outubro de 1980 — "Para o fim de preservar a continuidade dos serviços sem qualquer prejuízo administrativo ou operacional, pode o Poder Público requisitar bens, equipamentos, servidores e serviços, além das informações indispensáveis a sua continuidade" exige o edital publicado pela prefeitura. Sendo assim ainda não foi renovado e atualmente a própria prefeitura da cidade é responsável pelo abastecimento.
De acordo com pesquisa realizada no munícipio, a principal motivação para a
municipalização é a redução da tarifa da Sabesp que custa no mínimo R$ 25,50
atualmente. Segundo o prefeito, foram tomadas as medidas necessárias para romper o contrato e assim dar início ao planejamento de municipalização. "A partir de agora, vamos levantar o patrimônio do município, e tocar com os próprios funcinários da prefeitura por enquanto. Assim com o decorrer do tempo, abrir concessão ou autarquia para o serviço de saneamento" disse Albertinho que explicou também sobre o tratamento de esgoto que fará na cidade, segundo ele já existe o terreno mas o esgoto é jogado na lagoa a céu aberto.
De acordo com informações do prefeito, mas o principal argumento da prefeitura é o custo da tarifa.
O objetivo principal é a queda de no mínimo 20% do valor da taxa de água mensal
paga pelos munícipes de Álvares Florence. Os planos de saneamento básico da prefeitura correr dentro da lei, assim não há previsão de data para implantação dos projetos.
O ex superintendente da Saev Ambiental Walter José Trindade que atualmente trabalha em Olímpia, seria cogitado para estar a frente da possível autarquia, segundo informações extra oficiais. Procurado pelo Jornal A Cidade, esclareceu que o a ligação dele com o município de Álvares Florence, pode acontecer apenas como consultoria quando municipalizado o serviço de tratamento e abastecimento de água da cidade.
Votuporanga
A ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) "Antônio Aparecido Polidoro" de Votuporanga foi inaugurada em 20 de novembro do ano passado. A partir deste investimento no município de quase R$ 18 milhões aplicados em 33 alqueires a cidade conquistou o Selo Verde e Azul, o que resultou uma competitividade saudável entre os municípios, na busca em desenvolver mais ações relacionadas ao meio ambiente. (VC)