Da Redação
O deputado estadual José Bittencourt (PDT) apresentou à Assembleia Legislativa de São Paulo, no dia 4 de abril, o Projeto de Lei nº 240/2011, que classifica como
Estância Turística o município de Valentim Gentil, conforme publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira.
“É com o intuito de dar a Valentim Gentil o devido reconhecimento, tendo em vista
seus inúmeros atrativos históricos, paisagísticos, culturais, ecológicos, entre outros,
tudo em conformidade com a legislação vigente, é que proponho que o mesmo seja transformado em estância turística”, destacou o parlamentar, “esperando contar com o apoio dos nobres pares”.
Os atrativos citados e que servirão de argumento para que o município conquiste a
condição de Estância Turística é a Chopplândia (Parque da Cidade), localizado na
zona central da cidade, o Parque Ecoturístico (Prainha), localizado às margens do Rio São José dos Dourados, hotel e restaurantes. A conquista do Selo Município Verde azul também contribuirá, considerando que um dos requisitos é a preservação do meio ambiente.
Para o prefeito Adilson Segura, que está grato pela iniciativa do parlamentar José
Bitencourt, a transformação em lei do referido projeto e com a sanção do governador Geraldo Alckmin, possibilitará ao município a obtenção de recursos para incrementar ainda mais as áreas de lazer apontadas como atrativos, pelo deputado.
Segundo o prefeito, Valentim Gentil deverá acionar a partir de agora o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, órgão responsável pela observância dos requisitos estabelecidos para a classificação de municípios como estâncias turísticas.
Entretanto, o prefeito esclarece que essa é uma tramitação complexa e que a aprovação e a sanção do projeto de lei dependem da conjunção de diversos fatores, mas que estará empenhado para que o município conquiste essa condição, pois assim passará a receber recursos financeiros adicionais do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, para investimento em infraestrutura turística da cidade, melhorando equipamentos culturais, de lazer e de turismo e de frequência pública. Além disso, fica apto para pleitear recursos adicionais para sediar congressos, feiras e seminários.