Da redação
Um incêndio na propriedade rural Fazenda Santo Antônio, em Nhandeara, divisa com Monções, por volta das 8 horas de domingo (4) deixou duas pessoas feridas.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, o fogo começou na palha da cana, depois de ser colhida mecanicamente, e se espalhou por várias propriedades, atingindo aproximadamente 700 hectares. Queimando, inclusive, uma colheitadeira mecânica, pasto, mata, APP (Área de Preservação Permanente) e plantio de cana de outras propriedades. Os homens A.J.S. e J.C.F., que tentaram combater o fogo com um caminhão pipa, foram vítimas do fogo. Até mesmo o caminhão foi incendiado.
Uma das vítimas está internada em estado grave em Catanduva e outra, fora de perigo, em São José do Rio Preto. Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil e Cetesb compareceram no local.
Seis caminhões pipas de usinas da região ajudaram no combate ao foto. Nenhuma residência foi atingida. A Polícia Civil está abrindo inquérito para apurar as responsabilidades. Até a tarde de ontem ainda havia focos de incêndio no local. A causa ainda é desconhecida.
Outros casos
Na última sexta-feira, o Corpo de Bombeiros de Votuporanga atendeu pelo menos
duas ocorrências de incêndio. Uma foi um incêndio em propriedade rural, próximo à estrada que liga a Álvares Florence e pouco depois, um automóvel sofreu um curto-circuito na região central da cidade, ficando totalmente destruído.
O fogo na zona rural começou por volta das 14 horas, na região entre o horto florestal e a Estrada Vicinal Hebert Vinícius Mequi, que liga ao município de Álvares Florence. Por cerca de uma hora, cerca de quatro alqueires de pastagens foram atingidos e totalmente queimados. Em alguns pontos, as chamas chegaram a atingir aproximadamente quatro metros de altura e comprometer o sistema de transmissão elétrica dos sítios daquela região.
Os bombeiros tiveram que se deslocar para o local com agilidade, pois algumas das residências chegaram a ficar cercadas pelo incêndio. A maior parte do incêndio se extinguiu ao chegar à estrada. O vento e baixa umidade e o pasto seco colaboraram para que as chamas se espalhassem rapidamente, deixando para trás um cenário de cinzas. Felizmente, não houve danos maiores.
Um automóvel em chamas deixou assustados e impressionados os moradores e motoristas que passaram na tarde de ontem, por volta das 16h20, pela rua das Américas, entre as ruas Mato Grosso e Santa Catarina. As chamas começaram após um curto-circuito e em apenas alguns minutos, destruíram completamente o veículo.
O pintor Alexandre Galvão, contou à reportagem que havia levado seu automóvel, um Ford Escort, com placas BLU-2268 de Votuporanga, no dia anterior para um eletricista efetuar manutenção, pois uma lâmpada do sinal seta não estaria funcionando normalmente.
Assim, com o problema resolvido, ele utilizou o automóvel normalmente durante todo o dia de ontem e no período da tarde, quando estava transitando pela rua Itacolomi, percebeu uma fumaça saindo da região do motor e virou na rua das Américas afim de poder constatar se tratava de um incêndio.Ao término do trabalho dos bombeiros, restou somente a destruição. Estofamento, motor, enfim, todo o interior do veículo ficou totalmente danificado.