Faleceu às 11h15 da manhã desta terça-feira (28/02), aos 64 anos, Abediel Correia Puca de Souza Netto, ex-assessor e secretário particular do deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP). A causa provável foi um infarto fulminante, após uma partida de futebol com amigos nas dependências do SESI de Rio Preto. Abediel dirigia-se ao carro quando passou mal. Foi prontamente socorrido e levado ao PS Central de Rio Preto, mas foram infrutíferos os esforços de reanimação.
Abediel Correia era aposentado da CESP. Nasceu em Adamantina em 13/08/1947, filho de Antonio Correia de Souza e Junia Oliveira de Souza. Deixa a mulher Alice, os filhos Douglas e Fabrício, as noras Marcela e Mônica, e a neta Daniela. A família autorizou a doação das córneas.
Ele começou a trabalhar com Edinho Araújo em 1994, quando este era deputado federal por São Paulo. A parceria continuou por dois mandatos e se tornou ainda mais estreita nos oito anos em que Edinho ocupou a Prefeitura de Rio Preto, de 2001 a 2008.
Neste período, Abediel foi o secretário particular do prefeito, a quem acompanhava em praticamente todas as agendas administrativas. Munido de um pequeno gravador, Abediel registrava as demandas dos moradores que abordavam o prefeito com queixas ou reivindicações.
“Ele teve um papel muito importante naquele período, um intermediário entre os munícipes e os secretários. Ao deparar-se com um problema, era comum o Abediel ligar da rua pedindo providências. Costumava anotar as respostas e cobrar o rigoroso cumprimento dos prazos”, lembra Zeca Moreira, então chefe de gabinete do Executivo.
Edinho Araújo soube da notícia assim que desembarcou em Brasília, após cumprir agenda em São Paulo. Na tribuna da Câmara Federal, o deputado lamentou a morte do companheiro e prestou condolências à família.
“O Abediel compartilhou de grandes momentos em boa parte de minha carreira política. Está comigo desde 94. Perdi um grande auxiliar, um leal amigo, ético e correto”, afirmou.
O velório de Abediel Correia será no Cemitério Ressurreição (Ercília) em Rio Preto, das 20 horas de ontem às 9 horas da manhã de hoje. Nesse horário o corpo será levado para Adamantina, fica no velório municipal a partir das 12 horas e será sepultado às 15 horas.